O SEMINÁRIO

O Seminário Anual Científico e Tecnológico em Imunobiológicos de Bio-Manguinhos (SACT-Bio) é um evento que foi idealizado em 2012 com a proposta de incentivar e motivar os pesquisadores de todas as instituições nacionais e internacionais da área, em especial os da Fiocruz e de Bio-Manguinhos, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico de vacinas, reativos para diagnóstico laboratorial e biofármacos. 

Com esta perspectiva, o Instituto realizou, em 2013 e 2014, duas edições de sucesso. Foram aceitos e exibidos um total de 140 pôsteres, dos quais 42 foram selecionados para apresentação oral e 10 foram premiados. Ao todo, foram cerca de 750 participantes ouvintes. Desta forma, o seminário vem estimulando um ambiente favorável à inovação, com novos espaços e oportunidades para jovens talentos e para a interação entre profissionais de áreas afins. 

Com esta iniciativa, Bio-Manguinhos criou condições propícias ao aperfeiçoamento e qualificação profissional nessas áreas de atuação, estimulando novas abordagens, processos e tecnologias, além de identificar novos talentos e favorecer a participação de novos pesquisadores oriundos de outras instituições do país e do exterior. 

Ao reunir profissionais da Fiocruz e de entidades de referência, ensino, pesquisa e o governo, o evento busca favorecer a sinergia pela consolidação de redes colaborativas de pesquisa científica e tecnológica, nos planos nacional e internacional. 

A 3º EDIÇÃO EM 2015

E, continuando com este clima de incentivo à inovação, Bio-Manguinhos/Fiocruz realizam agora a terceira edição do Seminário Anual Científico e Tecnológico, que acontecerá de 4 a 7 de maio, no auditório do Museu da Vida e contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz e instituições de destaque no cenário biofarmacêutico. 

Em sua abertura, o evento conterá com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa; do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha; do diretor de Bio-Manguinhos, Artur Couto; e do presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, Akira Homma, selecionado pela organização Vaccination como uma das 20 pessoas mais influentes na indústria de vacinas no mundo.

Por fim, além de sua presença na abertura do evento, o secretário do Ministério da Saúde Jarbas Barbosa também palestrará sobre O que o Estado Brasileiro Necessita Fazer para Ativar o Desenvolvimento Tecnológico de Biológicos no Brasil? 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Além das palestras e debates, um grupo de 24 trabalhos terá apresentação oral durante o evento. Eles retratam a produção científica recente sobre vacinas, biofármacos, reativos para diagnósticos e outros temas relacionados.

Desses trabalhos, os três melhores receberão os Prêmios:

Oswaldo Cruz (1º lugar)

Carlos Chagas (2º lugar)

Alcides Godoy (3º lugar)

Além desses, três prêmios serão oferecidos para o melhor trabalho de Jovem Talento Científico (até 26 anos de idade): Prêmio Henrique de Azevedo Penna, Prêmio Evandro Chagas e Prêmio Sérgio Arouca.

 

Outras informações no hotsite: sact.bio.fiocruz.br

 

Assessoria de Comunicação | Bio-Manguinhos/Fiocruz 

(21) 3882-9537 

 Coordenadora – Renata Ribeiro | [email protected]

 Jornalista – Paulo Schueler | [email protected]

 

Participe do evento.

As inscrições podem ser feitas até 27 de abril.

 

Confira a programação completa do evento

 

Anterior

Mais eficiência na segurança alimentar

Próxima

Farmanguinhos conquista certificação internacional por gestão ambiental