A Quiral, empresa de química fina e farmacêutica nascida na Universidade Federal de Juiz de Fora, obteve a concessão da patente norte-americana para seu processo de fabricação e sua nova composição farmacêutica, que permitem a estabilização do princípio ativo docetaxel (importante solução injetável para o tratamento de vários tipos de câncer) em meio ao polissorbato 80 (excipiente).


O Escritório Norte-Americano de Patentes e Marcas (USPTO, na sigla em inglês) permitiu ainda a extensão da patente por 625 dias, que serão somados aos 20 anos de proteção. O prazo será contado da data do depósito nos EUA, que corresponde à data internacional.


O Organismo Europeu de Patentes (EPO), o mais exigente entre todos os organismos similares do mundo, já havia concedido a proteção.  O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu proteção ao processo no Brasil (PI 0405797-0), resta a decisão sobre o produto (PI0419327-0).


Tamanha conquista possibilitará à Quiral um amplo campo de negociação para explorar essas patentes em países europeus, nos EUA e no setor privado brasileiro.


 

Anterior

Pesquisa em fármacos é escopo de novo edital da Fapesp

Próxima

Esclarecimento Público do Grupo Centroflora

Esclarecimento Público do Grupo Centroflora