A fabricante tem reconhecido papel no cenário farmacêutico brasileiro e no exterior

A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, com a entrega nacional de componentes farmacológicos fundamentais para a produção de medicamentos de qualidade. Para isso, a empresa uniu o conhecimento dos principais centros de pesquisa nacionais à experiência da indústria química e petroquímica brasileira.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar na empresa, mas seus produtos estão presentes na sua vida. A empresa é responsável pela produção de princípios ativos de medicamentos isentos de prescrição médica nacionalmente conhecidos e campeões de venda em todo o País – como também pela produção dos antirretrovirais usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos coquetéis ministrados a pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Também tem papel fundamental ao produzir drogas que combatem doenças negligenciadas como o mal de Chagas e na produção de Midazolam, princípio ativo do sedativo utilizado no kit de intubação da Covid-19. 

A Nortec também vem expandindo sua presença no mercado internacional, registrando três produtos no Estados Unidos nos últimos dois anos, e recentemente registrando seu primeiro produto no sistema Europeu, o Certificate of Suitability (CEP) da European Medicines Agency.

O que são IFAs

Todo o medicamento ou vacina traz consigo um ingrediente ativo que garante que aquela composição vai cumprir a sua proposta. Os chamados IFAs (Insumos Farmacêuticos Ativos), são substâncias que conferem a atividade farmacológica ao medicamento e à vacina. Atualmente, em função da pandemia de Covid-19, são extremamente necessários para acelerar a fabricação de vacinas no País e expandir a imunização e o cuidado aos pacientes de forma geral.

Marcelo Mansur, presidente da Nortec Química, destaca a importância da produção de IFAs no cenário nacional, uma vez que o Brasil ainda depende da importação de insumos farmacêuticos. “O compromisso da Nortec Química é com a saúde das pessoas e somos exemplo de efetividade ao contabilizarmos a fabricação de mais de 50 IFAs, todos com tecnologia própria. Essa realização também é devido a um time de excelência, muitos sendo academicamente apoiados pela empresa. Temos um portfólio de abastecimento e desenvolvimento de produtos voltados a mais de 250 Laboratórios Farmacêuticos no Brasil e no mundo e nos tornamos reconhecidos pela qualidade com sucessivos Prêmios de Excelência no Suprimento de IFAs”, declara.

Hoje a companhia mantém relações sustentáveis ao redor do mundo, gerando parcerias e alianças para apoiar o desenvolvimento de novos IFAs e tecnologias, inclusive com acordos formais com Agências Governamentais, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Laboratórios Oficiais.

Sobre a Nortec Química

A Nortec Química hoje é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em seus processos. A companhia é a única produtora de Benzidazol no mundo, IFA utilizado no tratamento da Doença de Chagas e é a maior produtora de Antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da Primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. Atualmente, uma planta inteira da Nortec Química está dedicada à produção de Midazolam, sedativo utilizado no kit de intubação da Covid-19 e que é frequentemente relatada na mídia devido ao risco de desabastecimento oriundos dos players internacionais que com as restrições alfandegárias, não estão podendo exportar. A empresa foi fundada em 1985, em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Anterior

Conselho de Administração da Blau Farmacêutica tem duas novas conselheiras

Próxima

Eurofarma assume presidência do Cebrachile