No dia 08/07 foi assinada a contratação de um projeto Embrapii BNDES com Instituto Senai Química Verde. O projeto tem como objetivo principal gerar conhecimento tecnológico para os novos desafios da cadeia do Jaborandi. Uma nova patente registrada pela farmacêutica AbbVie nos EUA prevê o uso da pilocarpina, substância extraída do Jaborandi, arbusto de origem brasileira encontrado no Norte e Nordeste, para tratar presbiopia. Doença popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia atinge quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

O Grupo Centroflora não tem medido esforços na valorização da biodiversidade brasileira como fonte de Inovação para o mercado de Fitomedicamentos.

Com 64 anos de história, a Centroflora mantém sua tradição como fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para indústria farmacêutica. Nos últimos anos, vem se consolidando também como fabricante nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), através de novas parcerias e investimentos para adequação de sua estrutura produtiva e comercial.

A Brazbio foi fundada em 2018 como uma joint venture entre o Grupo Centroflora, empresa brasileira que atua na produção e comercialização de ativos farmacêuticos naturais, e a Givaudan, empresa suíça e líder mundial em produção de aromas e fragrâncias. A empresa, desde seu nascimento, deu continuidade ao programa Parcerias para um Mundo Melhor, desenvolvido há mais de 15 anos pelo Grupo Centroflora. Dentro desse programa, foram contabilizadas cerca de 4.000 famílias envolvidas e beneficiadas com o desenvolvimento de cadeias sustentáveis de ingredientes naturais nos vários biomas brasileiros. 

Com foco na gestão e execução de projetos de impacto socioambiental positivo, a Brazbio tem uma atuação que visa o abastecimento de ingredientes naturais dentro de princípios de biocomércio ético, justo e transparente, possibilitando o aumento da renda e a geração de valor diretamente para as comunidades onde atua. Os serviços da Brazbio vão além do abastecimento sustentável e com rastreabilidade desde a origem, empregando esforços na pesquisa botânica e na certificação das cadeias nas quais trabalha. A forma de atuação, privilegiando a adoção de práticas orgânicas e regenerativas, propicia a obtenção de matérias-primas limpas e isentas de agrotóxicos.  

Por meio de pesquisa aplicada, os Institutos SENAI de Inovação (ISI) formam uma Rede Nacional de 26 institutos atuantes em todo o Brasil, promovendo o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas para as empresas. O Instituto Senai de Inovação em Química verde (ISI Química Verde) é o parceiro tecnológico deste relevante projeto da Centroflora e Brazbio, como uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação na Indústria – EMBRAPII. O modelo de financiamento do projeto conta com o compartilhamento do risco do desenvolvimento pela EMBRAPII e pelo ISI Química Verde de forma a estimular a inovação pela empresa. O Instituto conta com mais de trinta pesquisadores, mestres, doutores e uma infraestrutura tecnológica moderna para atender às demandas da indústria. Outro parceiro de destaque será o Centro de Inovação do SESI em Higiene Ocupacional, que entrará com a competência de Biologia Molecular. Tais competências complementares visam o atingimento dos objetivos do projeto para essa inovação tecnológica que vai beneficiar a sociedade. 

Divulgação Centroflora

Os desafios para quem quer se profissionalizar em farmoquímica no Brasil
Anterior

Os desafios para quem quer se profissionalizar em farmoquímica no Brasil

Próxima

Comunicado de ERRATA – Chamadas Públicas nº 12/2022 e 13/2022 do Instituto de Tecnologia em Fármacos