No dia 4 de Fevereiro de 2015, o Grupo Centroflora, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de extratos vegetais derivados da biodiversidade para os segmentos de Nutrição, Saúde e Cuidados Pessoais, passou a integrar oficialmente a União para o BioComércio Ético (UEBT). A Unidade Farmoquímica do Grupo, localizada em Parnaíba – PI, já integrava a associação desde 2011, com foco na cadeia do Jaborandi, planta nativa da biodiversidade brasileira. A expansão do escopo da membresia da Centroflora marca um novo momento da empresa junto à UEBT, que assume os compromissos estabelecidos pela norma de forma corporativa.       

A UEBT é uma associação que promove o “abastecimento com respeito” de ingredientes naturais da biodiversidade. Como membro comercial da UEBT, O Grupo Centroflora adota práticas de abastecimento que promovem o crescimento sustentável do negócio, o desenvolvimento local e a conservação da biodiversidade. As empresas associadas devem passar por auditorias frequentes e emitir relatórios anuais sobre seu progresso em relação às metas e ações estabelecidas em seu plano de trabalho. 

O Grupo Centroflora tem como valor a responsabilidade socioambiental e o fomento à cadeia produtiva, principalmente através do programa “Parcerias para um Mundo Melhor”, criado em 2002 com o objetivo de integrar os elos da cadeia em modelos socioprodutivos baseados em princípios de sustentabilidade e uso ético da biodiversidade. As diretrizes do “Parcerias” são alinhadas aos objetivos e princípios da UEBT, sendo a base do sistema de gestão da biodiversidade da empresa. 

As discussões sobre a conservação e uso sustentável da biodiversidade ganharam força com a criação da Convenção sobre Diversidade Biológica em 1992, que deu inicio a uma negociação internacional sobre o tema. Com a vigência do Protocolo de Nagoya (acordo internacional sobre o acesso a recursos genéticos e repartição justa e equitativa de benefícios) a partir de Outubro de 2014 o tema ganhou ainda mais evidência, fortalecendo os argumentos para as empresas que trabalham com biodiversidade posicionarem-se e mostrarem seu compromisso com a sustentabilidade dos recursos naturais do planeta.  

Anterior

Belly® chega ao mercado trazendo simplicidade na perda de peso

Próxima

Chico Brito inaugura UBS Sto Eduardo junto com presidente da Libbs