Ação ocorre simultaneamente em cinco estados no próximo dia 20, às 20h; farmacêutica aproveitará a data para também anunciar a doação de R$ 1 milhão em medicamentos genéricos à população gaúcha
A EMS, indústria farmacêutica líder no Brasil, realiza ação inédita de iluminação simultânea de cinco símbolos nacionais icônicos para destacar um marco importante para o país: os 25 anos, comemorados na próxima segunda-feira (20), de contribuição para a ampliação do acesso dos brasileiros à saúde por meio dos medicamentos genéricos. Neste ano, a data terá como foco a campanha “Movimento Azul Solidário”, uma iniciativa da EMS que tem por objetivo amparar e auxiliar as pessoas afetadas pelo desastre climático do Rio Grande do Sul. Durante o evento, previsto para ter início às 20h, a EMS anunciará a doação de R$ 1 milhão em medicamentos genéricos para a população gaúcha.
Os locais que receberão a iluminação na cor azul são o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; o Cristo Redentor (RJ); o Jardim Botânico de Curitiba (PR); o Farol da Barra, em Salvador (BA); e o Teatro Amazonas (AM), sinalizando uma forma especial de convite para que toda a população continue se juntando ao “Movimento Azul Solidário” (movimentoazul.com.br) e fazendo doações em dinheiro para as vítimas das chuvas no RS por meio da chave pix (celular 11975134034) para CEAL – Centro de Alimentos Ltda – empresa apoiadora. Desde o dia 04 de maio, a EMS já doou 50 toneladas de alimentos e arrecadou outras 50 toneladas, além de itens de higiene e outros, contando também com o apoio de colaboradores, parceiros e sociedade na campanha.
Além disso, a EMS está doando outros R$ 10 milhões em medicamentos – são mais de 315 mil caixas de medicamentos de marcas, genéricos, OTC e prescrição médica que irão atender as vítimas das inundações, entre antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos e vitaminas, por exemplo. Porto Alegre, Canoas e São Jerônimo são algumas das cidades que já foram atendidas. Também já estão sendo destinados para o Sul 500 mil litros de água potável (sendo 100 mil fornecidos pela empresa e o restante com o apoio de parceiros), 3 mil cobertores e 1 mil colchões.
“Este é um momento importante para a EMS, pioneira na introdução dos genéricos no Brasil. Não poderíamos deixar de marcar os 25 anos com algo bastante singular, que comprovasse a importância que os genéricos têm para a nossa história e para toda a nossa sociedade. Hoje, os genéricos já ganharam significativa confiança da população e da classe médica, que já têm uma percepção diferenciada dessa categoria e da nossa marca”, afirma o diretor executivo de Genéricos da EMS, Cauê Nascimento.
“Ao mesmo tempo, não poderíamos deixar de nos solidarizar diante das circunstâncias que estamos acompanhando no Rio Grande do Sul. Estamos profundamente sensibilizados e mobilizando toda a empresa e parceiros nessa ampla campanha para ajudar a população daquele estado a se recuperar desta tragédia. Neste momento crítico, podemos perceber como os genéricos também cumprem um papel fundamental de levar acesso à saúde a todos que necessitam de tratamentos. Vamos seguir doando para auxiliar aquela comunidade”, reforça Nascimento.
Genéricos da EMS
Os genéricos representam cerca de 45% do faturamento total da EMS, que registrou um resultado de R$ 6,7 bilhões de faturamento em 2023 (IQVIA PPP – Janeiro 2024) e de 255 milhões de unidades (caixas) comercializadas no mesmo período. Atualmente, a EMS detém aproximadamente 17% de market share em valor em genéricos. Esses resultados mantiveram a EMS na liderança do segmento, posição que ocupa desde 2013.
A companhia detém o maior portfólio de genéricos do Brasil, atendendo a 96 classes terapêuticas. São 407 apresentações de produtos e cerca de 200 moléculas, sendo a EMS líder de mercado em mais de 60 delas. Em 2023, a farmacêutica foi eleita pelo quarto ano consecutivo a marca mais lembrada pelos consumidores dentro da categoria de genéricos, segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e jornal Folha de S.Paulo.
Amplo acesso e custo baixo
Devido à sua eficácia, segurança e preços baixos – no mínimo 35% (podendo chegar a até 90%) do que o de referência – a categoria se tornou preferência de 80% dos brasileiros, que compram ou já compraram genéricos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Hoje, este segmento representa 35% de todos os medicamentos comercializados no País. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram comercializadas mais de 1,98 bilhão de caixas de genéricos no País. A categoria já proporcionou aos consumidores brasileiros uma economia de mais de R$ 280 bilhões, ainda segundo a PróGenéricos.
Divulgação EMS