Reconhecimento pela Receita Federal possibilita diminuição de prazos e burocracias para importação e exportação

Fabricante de defensivos agrícolas com pouco mais de 10 anos de atuação, a Ourofino Agrociência angariou uma importante certificação para suas atividades: a OEA (Operador Econômico​ Autorizado​). Ela é emitida pela Receita Federal do Brasil, que concede diversos benefícios para a importação e exportação de insumos para as formulações de produtos.

A certidão “OEA – Conformidade Nível 2” vai ao encontro do propósito da empresa de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Ela estabelece critérios de conformidade em relação às obrigações tributárias e aduaneiras. Além disso, facilita o comércio internacional, o transporte dos insumos e oferece agilidade e​ previsibilidade das cargas nos fluxos estrangeiros.

Além disso, a OEA garante prioridade na análise e parametrização imediata das declarações de importação. Inclusive, reduz o percentual de seleção para canal de conferência e beneficia o despacho sobre águas e ar. Assim, há a possibilidade de liberação imediata no momento em que a carga chega ao porto e redução do prazo de desembaraço aduaneiro de nove para apenas cinco dias.

De acordo com a diretora de Procurement da indústria, Bárbara Mendes, os fatores que estimulou a solicitação da certificação foram as vantagens de segurança logística e a mitigação de riscos. “É importante destacarmos para os nossos parceiros e clientes a segurança que temos na cadeia de importação e isso reforça o compromisso da Ourofino Agrociência com a qualidade”, ressalta.

Para a obtenção da nova certificação, aproximadamente 15 áreas da Ourofino Agrociência participaram. Destas, destaca-se compliance, facilities, financeiro, fiscal, garantia da qualidade, PDI, logística nacional e internacional, dentre outras. O processo, desde a adequação até o registro, durou quase dois anos.

“Além dos procedimentos anteriores à certificação, agora, receberemos constantes auditorias, internas e externas. Isso garante a manutenção dos processos e a excelência dos nossos produtos”, diz a diretora. A profissional ainda destaca que a conquista coloca a companhia de origem brasileira em igualdade às principais empresas do país. “Assim, comprovamos nosso objetivo de crescimento contínuo e com produtos desenvolvidos com base nas caraterísticas do clima tropical, seguindo o propósito de fortalecer a agricultura e a economia nacional”.

Divulgação Ourofino

Primeira vacina contra Covid-19 100% brasileira é de Bio-Manguinhos
Anterior

Primeira vacina contra Covid-19 100% brasileira é de Bio-Manguinhos

Próxima

Somatropina passa a ser distribuída no SUS com embalagem de Bio-Manguinhos