São Paulo, 03 de novembro de 2022 – No 3T22, a Blau Farmacêutica S.A (BLAU3), uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, atingiu uma  Receita Líquida de BRL 362 milhões, um dos maiores patamares históricos, com crescimento de 102% YoY da Operação Internacional (exceto-EUA) e expansão de todas subsidiárias na América Latina, além da excelente performance de novos produtos desenvolvidos pelo Blau Inventta – que representaram 6% da Receita Líquida do período. 

Em seu release de resultados, a Companhia também divulgou o acordo de longo prazo assinado com o grupo JSR Life Sciences, empresa americana pertencente a um grupo japonês especializado na aceleração de desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos de última geração, e a assinatura de contrato com a Amgen – uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo – para aquisição de 100% das cotas do Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo.

“Encerramos o terceiro trimestre do ano com evolução de Receita de 13% em relação ao mesmo período de 2021, mesmo diante de cenário muito desafiador em meio a eleição presidencial, aumento da taxa básica de juros, adequação do nível de estoques dos hospitais, forte concorrência nos principais mercados de atuação da Companhia, além da, deflação de preços nos medicamentos vendidos aos hospitais e clínicas. Mesmo neste contexto, no trimestre, atingimos Lucro Bruto de BRL 178 milhões (+16% YoY) com Margem Bruta de 49,2%, expansão em ambas as comparações, impactada pela performance dos novos produtos – que possuem margens superiores à média do portfólio e cada vez mais contribuem para alavancar os resultados da Blau”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

Já o EBITDA da companhia totalizou BRL 119 milhões (+10% YoY), com Margem EBITDA de 33%, e o Lucro Líquido somou BRL 94 milhões, mesmo patamar registrado em 2021, com Margem Líquida de 26%, percentual acima da média do período pré-pandemia.

Aceleração da Agenda Estratégica

Seguindo a estratégia de se tornar referência na produção de medicamentos biossimilares na América Latina, em outubro, a Blau Farmacêutica firmou importantes negócios.

Com investimentos de cerca de USD 100 milhões nos próximos 10 anos, condicionado a curva de vendas, a parceria com a Similis Bio, uma empresa do grupo JSR Life Sciences, se iniciará com o desenvolvimento de quatro anticorpos monoclonais de última geração – que, de acordo com o IQVA, estão entre as dez moléculas com maior mercado endereçável no mundo e, em conjunto, atualmente possuem mercado endereçável de mais de USD 42 bilhões, sendo BRL 4 bilhões no Brasil – garantindo um robusto pipeline para a Companhia na próxima década. 

Segundo o CEO da Blau, esses medicamentos não possuem restrição territorial, de forma que a Companhia poderá exportá-los para diversos países, ampliando assim a sua receita com exportação nos próximos anos. “O lançamento desses novos quatro medicamentos será um marco na história da Blau e do Brasil, que terá um produtor brasileiro desenvolvendo e produzindo IFAS (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e medicamentos de última geração”, destaca.

Já em Pernambuco, com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, a Blau Farmacêutica assinou o contrato de aquisição da área de 64 hectares dentro da Zona Industrial de Suape, no valor de R$ 57,1 milhões. A futura planta tem como objetivo gerar até 1.400 postos de trabalho diretos quando a fábrica estiver em plena operação, em 2032.

“Em outubro, também assinamos o contrato para compra do Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, fundado em 1946, com indústria localizada em Taboão da Serra (SP) e pertencente ao Grupo Amgen Inc – uma das maiores empresas de biotecnologia do mundo. Nosso investimento será de USD 28 milhões por 100% do capital do Bergamo, com ampliação do portfólio da Blau e incremento de nossa capacidade produtiva. Outro ativo importante desta aquisição é o modelo diferencial de go-to-market utilizado pela equipe comercial e de marketing especializada do Bergamo”, explica Marcelo Hahn.

Em 2021, o Bergamo registrou Receita Líquida de aproximadamente BRL 185 milhões e produziu cerca de 2,2 milhões de unidades. Atualmente, possui portfólio de 19 produtos e cerca de 190 funcionários. A consumação da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes.

Forte ritmo de investimentos

Em dezembro de 2022, a Blau Farmacêutica completa 35 anos de história e, durante essa jornada, tem focado seus esforços no desenvolvimento de produtos e soluções de vanguarda para um mundo mais saudável e sustentável, ampliando o acesso da população a medicamentos. “Desde a nossa fundação, mantemos em nossa essência o DNA de empreendedorismo e inovação e alcançamos nossos objetivos por meio de investimentos contínuos em PD&I, capacidade produtiva e capital humano, sempre buscando nos consolidar como a maior indústria farmacêutica do segmento institucional na América Latina. Em nosso pipeline até 2025, possuíremos 41 produtos em desenvolvimento com mercado endereçável total de BRL 7,0 bilhões”, destaca Hahn. 

No trimestre, a Blau obteve o registro de 6 novos produtos na América Latina e de 2 novos medicamentos no Brasil: genérico ampicilina + sulbactam, antibiótico com BRL 49 milhões de mercado endereçável, já lançado no 3T22; e genérico meropenem, antibiótico com BRL 382 milhões de mercado endereçável, lançado em outubro e produzido pela Blau Goiás. Além disso, realizou nove novas submissões em países da América Latina, entre novos produtos e novas apresentações, sendo 4 pedidos em Biológicos, 2 pedidos em Especialidades e 3 pedidos em Oncológicos. 

Para atender a constante demanda reprimida do mercado e ampliar a oferta de produtos, a Blau tem intensificado os investimentos na ampliação da capacidade produtiva. “Dessa forma, para os próximos trimestres teremos forte expansão de capacidade na Unidade de Especialidades: em nossa nova planta, P210, concluímos o processo de qualificação e validação e estamos apenas aguardando a visita da ANVISA, com a vistoria programada para dezembro e início de operação previsto para o 1T23. Na Blau São Paulo, no trimestre, finalizamos a revisão do processo de excelência operacional que irá gerar redução de custos e aumento de capacidade em cerca de 15% nessa planta. Na Blau Goiás, inauguramos nossa 3ª linha (antibióticos carbapenêmicos) e iniciamos a produção do medicamento meropenem, registrado neste trimestre”, reforça.

SOBRE BLAU FARMACÊUTICA

A Blau é uma indústria farmacêutica líder no segmento institucional, em seu mercado de atuação e pioneira, entre as empresas brasileiras, em biotecnologia, com portfólio próprio de medicamentos de alta complexidade com foco em segmentos de atuação na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, anestesiologia, entre outros. 

Possui presença continental, estando em 7 países na América do Sul – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, – e Estados Unidos – com um moderno complexo industrial farmacêutico composto de cinco plantas no Brasil, com alta capacidade produtiva e tecnologia de ponta.

Divulgação Blau Farmacêutica

Farmacêutica EMS é patrocinadora do novo e premiado documentário 'Rios Voadores'
Anterior

Farmacêutica EMS é patrocinadora do novo e premiado documentário 'Rios Voadores'

Próxima

Blau celebra contrato para aquisição do Laboratório Bergamo, do grupo Amgen – empresa relevante no segmento biotecnologia