O anuário Valor Inovação Brasil, editado pelo jornal Valor Econômico, destacou em sua edição de 2016 que as empresas farmacêuticas e de ciências da vida são as que mais investem em P&D. Segundo pesquisa realizada pela publicação, três associados da ABIFINA estão entre os cinco maiores em inovação na área: Aché, Cristália e Biolab.
Sobre o Aché, o anuário ressalta dois produtos importantes do laboratório: o anti-inflamatório Ancheflan, inovação radical lançada em 2005 após 15 anos de pesquisa, e o Donila Duo, inovação incremental para Mal de Alzheimer.
Do Cristália, chamam atenção as 89 patentes concedidas, além de 300 produtos licenciados no exterior. Dois produtos exclusivos são as apostas da empresa para aumentar as exportações, segundo o anuário. Um é o hormônio de crescimento humano e outro, a colagenase, princípio ativo usado em pomadas para queimaduras que o laboratório produz com base vegetal, em vez de animal. Com isso, é livre de contágio pelo mal da vaca louca.
Já a Biolab obteve em 2015 a primeira molécula com desenvolvimento próprio para o antifúngico dapaconazol, patenteado em vários países. A empresa desenvolveu outras importantes inovações. Um dermocosmético para proteção solar após cirurgia, de base nanotecnológica, foi lançado em 2009 e o primeiro anestésico tópico do mundo foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2015.