O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Gonçalves Rossi, recebeu, no dia 23 de março, em seu gabinete em Brasília, uma delegação de dirigentes da ABIFINA para discutir o atual cenário da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. A audiência, realizada a pedido da entidade, contou ainda com a participação do secretário de Defesa Agropecuária, Francisco Sérgio Jardim.
Estiveram presentes ao encontro o presidente da ABIFINA, Jean D. Peter, os vice-presidentes da área agroquímica, Luis Henrique Rahmeier e Tarciso Bonachela, a gerente técnica, Diva Arrepia, além do novo presidente da empresa associada Milenia, Rodrigo Gutierrez, e do consultor da empresa, Rogério Cortês.
O encontro discutiu principalmente a questão da desindustrialização no setor, que vem afligindo as empresas associadas com produção no País, e os problemas do marco regulatório que colaboram por piorar essa situação. A ABIFINA entregou ao ministro uma cópia do seu policy paper, documento no qual a entidade propõe algumas medidas que poderiam ser adotadas pelo atual governo na forma de uma efetiva política industrial, tecnológica e de comércio exterior para o setor. Rossi se comprometeu a apoiar o setor produtivo, dentro da sua esfera de atuação, na busca por soluções que visem superar os impasses causados pelo marco regulatório.