A ABIFINA ofereceu, no último dia 7, treinamento para os associados sobre os monitoramentos de patentes realizados pela entidade: Anuência Prévia (MAP), Pedidos de Patentes de Medicamentos da Biodiversidade (MPP Bio) e Patentes de Defensivos Agrícolas (MPP Agro).

A consultora ad hoc de Propriedade Intelectual, Inovação e Biodiversidade, Ana Claudia Oliveira, apresentou recomendações para uso dos monitoramentos. Ela sugere que as empresas atuem durante os prazos administrativos do INPI e adotem modelos para utilizar a informação tecnológica desde a pesquisa básica até o desenvolvimento de produtos, sem infringir patentes de terceiros.

No final da apresentação, Ana Claudia mostrou os serviços oferecidos sob demanda pela ABIFINA na área de propriedade intelectual.

O portfólio é aberto a todas as empresas e instituições associadas mediante contratação. Os serviços incluem relatórios de anterioridades e de viabilidade patentária, além da redação de pedido de patentes, contrarrazões, subsídios e processos administrativos de nulidade. 

Anterior

SIPID debate extensão do prazo de patentes com especialistas internacionais

Próxima

Embaixador do Brasil na OMC participa de reunião da ABIFINA sobre comércio exterior