A Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA), representada pela gerente da área biológica, Ana Claudia Oliveira, participou do evento de abertura oficial do ano acadêmico do Instituto de Tecnologia de Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Farmanguinhos/Fiocruz), em 15 de março, na sede da instituição.


O diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, abriu o evento reforçando a importância da atividade de ensino na fundação, e foi seguido da palestra Setor de Saúde: desafios e oportunidades, ministrada por José Gomes Temporão, presidente do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) e ex-ministro da saúde.


O palestrante mostrou seus 35 anos de experiência na saúde pública, abordando a complexidade do sistema, os programas de assistência e o mercado farmacêutico, o perfil do brasileiro atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e as ações do Ministério da Saúde para fortalecer o setor. Entre os fatores que contribuem para cenário socioeconômico do Brasil hoje – expansão da população idosa, da inclusão social, da distribuição de renda e da classe média -, ele destacou “a redução das doenças infecciosas e o aumento das crônicas e cardiovasculares”, além de fatores culturais, organizacionais, epidemiológicos e tecnológicos.


Temporão ressaltou que o Brasil ocupa hoje o 13º lugar no ranking de publicações científicas, mas ainda há o grande desafio de transformar esse conhecimento em produção industrial.


Outros participantes do evento foram Márcia Coronha, vice-diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação de Farmanguinhos, que ressaltou a necessidade de rompimento com estruturas antigas para acompanhar a velocidade da inovação; e o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez.


 

Senado discute Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos
Anterior

Senado discute Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos

Próxima

Manifesto a favor da inovação