O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (Setec/MCT), Ronaldo Mota, realizou, nesta quarta-feira (17), uma palestra sobre os modelos alternativos aos investimentos empresariais diretos simples em países em desenvolvimento. O evento faz parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que ocorre em Genebra, Suíça.


De acordo com Mota, as modalidades não tradicionais de investimento, que incluem relações contratuais fechadas, contratos gerenciados, fragmentação de cadeias produtivas, licenciamentos, contratos de manufaturas e “franchising”, tem crescido no Brasil em mais de 13% ao ano. Essas modalidades alternativas se caracterizam pela forte fragmentação das cadeias produtivas e de distribuição de produtos. “Tais modalidades requerem necessariamente como parceiros empresas locais preparadas, demandando vínculos mais fortes, contratos específicos e sofisticados, índices mais altos de transferência de tecnologia e geram, conseqüentemente, mais riscos para todas as partes”, explicou.


Em suma, as relações entre os países, especialmente entre empresas de países centrais e de países em desenvolvimento, acabam por exigir, especialmente por parte desses últimos, políticas públicas específicas, bem como parceiros locais consistentes e com capacidade de inovação, agregando valor aos produtos e aos processos. Tantos os governos como as empresas são estimuladas a repensar suas atividades e estratégias à luz desse novo momento da economia mundial. O Brasil, bem como China e Índia são os países em destaque nesta edição da Unctad na Nações Unidas (ONU).


Nesta sexta-feira (18), Ronaldo Mota participa da Sessão de Conclusões do evento, palestrando sobre a transferência tecnológica e difusão “O Impacto de Políticas Coerentes”.


Unctad


A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), órgão da Assembléia Geral da ONU, foi estabelecida em 1964, atendendo as reivindicações dos países em desenvolvimento que entendiam que as negociações realizadas no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) não conferiam a produtos por eles exportados a devida prioridade. A Unctad objetiva incrementar o comércio internacional para acelerar o desenvolvimento econômico, coordenando as políticas relacionadas com países em desenvolvimento.



Fonte: Sala de Imprensa MCT

Meio Ambiente vai definir regras para devolução de lixo para indústria
Anterior

Meio Ambiente vai definir regras para devolução de lixo para indústria

Próxima

Comitê Agro realiza sua primeira reunião