O Itamaraty promoveu reuniões com representações da indústria no dia 25 de agosto, em Brasília, para tratar das negociações do acordo de livre comércio União Europeia-Mercosul, no que se refere ao capítulo de propriedade intelectual (PI). 

O primeiro encontro foi uma audiência concedida pelo embaixador Ronaldo Costa, negociador-chefe do Brasil, ao vice-presidente da ABIFINA, Reinaldo Guimarães, e à especialista da Fiocruz Claudia Chamas. Participou também o conselheiro Daniel Pinto, chefe da divisão de PI do Itamaraty. 

Em seguida, participaram da discussão o presidente executivo da Farmabrasil, Reginaldo Arcuri,  e representantes das associações industriais argentina (Cilfa) e latino-americana (Alifar), além de técnicos do Ministério da Saúde. Nesse encontro, o embaixador apresentou as linhas mestras do posicionamento brasileiro e recebeu sugestões. 

O último encontro foi no gabinete de Daniel Pinto para debater ações sobre o tema, incluída a formação de uma comissão binacional para subsidiar o Itamaraty.

Anterior

INPI divulga respostas enviadas à Consulta Pública sobre patentes

Próxima

MANUAL DE ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO BRASILEIRO E AO CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO