Nos dias 13 e 14 de dezembro, acontece a III Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-Americano de Inovação, na sede na FINEP, no Rio. Este é o terceiro encontro do grupo, criado em 2009, na XIX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado, em Portugal, quando a FINEP foi indicada para sediar sua secretaria técnica. O presidente da Agência Brasileira de Inovação, Glauco Arbix, atualmente preside também o Comitê.


Durante o encontro, será discutida a implementação de projetos de grande impacto na região, como a harmonização e coordenação dos instrumentos de apoio à inovação disponíveis em cada país; a capacitação em gestão de políticas de inovação; a melhoria da posição dos países ibero-americanos em propriedade intelectual no cenário internacional; e a capacitação e intercâmbio de profissionais e pesquisadores nas áreas de especialização e destaque de cada país.


O Programa Ibero-Americano de Inovação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos países participantes por meio da inovação, reduzindo assimetrias. Especificamente, visa apoiar projetos de inovação desenvolvidos em conjunto por empresas ibero-americanas. Os países que aderiram ao programa até o momento são Argentina, Bolívia, Brasil, El Salvador, Espanha, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.


Na primeira reunião, em 2011, o presidente da FINEP, Glauco Arbix, foi eleito presidente do Comitê, e ficou decidido que a secretaria técnica permanecerá na FINEP por 3 anos. No segundo encontro, no mesmo ano, Sérgio Duarte Masi, representante do Paraguai, foi eleito Secretário-Técnico.


A reunião, restrita a convidados, terá a participação de representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da vice-ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, da presidente do Conselho Nacional de Tecnologia e Inovação Produtiva (CONCYTEC) do Peru, do vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), além de autoridades da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), IPEA, CNPq, e outros representantes dos países membros.


Fonte: Notícias FINEP

Anterior

Fórum de Biotecnologia

Próxima

CNI em Ação