O Primeiro Seminário sobre Comércio Exterior reuniu especialistas mundiais da área para debater a falta de competitividade que causa a pequena participação do Brasil nas cadeias globais de valor e em acordos comerciais. O evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) foi realizado no dia 05 de novembro, na sede da CNI, em Brasília.


O seminário contou com a presença de representantes da indústria, órgãos governamentais e entidades setoriais. Entre os participantes, a ABIFINA foi representada pela assistente técnica Fernanda da Costa.


Durante o evento, o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, alertou para a necessidade de criação de estratégias para elevar a competitividade do País no comércio internacional. “A CNI entende que o Brasil precisa elaborar e executar uma estratégia mais sólida para reverter esse quadro”, afirmou Abijaodi.


Segundo ele, além de diminuir os custos de produção, é preciso reajustar a política comercial brasileira para que o Brasil tenha acesso a novos mercados. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é uma das economias que menos participam das cadeias globais de valor. Apenas 10% do valor agregado das exportações brasileiras têm participação estrangeira.


Ainda, outros temas como a política comercial do Brasil frente à nova onda de acordos de comércio e as negociações em curso para a reunião ministerial de Bali, que ocorrerá em dezembro, foram discutidos no evento.


(Fonte: ABIFINA com informações CNI)

Mapa declara estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso
Anterior

Mapa declara estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso

Próxima

Mapa adota medidas para controle da Helicoverpa

Mapa adota medidas para controle da Helicoverpa