A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil promoveu três reuniões este ano dos Grupos de Trabalho (GTs) do projeto Parceria pela Biodiversidade e Inovação (PBi). A ABIFINA, como integrante dos GTs, participou dos encontros.  

No dia 1° de fevereiro, a consultora ad hoc de Propriedade Intelectual e Biodiversidade da ABIFINA Ana Claudia Oliveira apresentou a palestra “Protocolo de Nagoia: status atual e ações futuras”. Também ocorreu a reunião do GT Aspectos Regulatórios para definição das atividades dos GTs. 

Já em 5 de fevereiro, foi realizada a reunião da PBi sobre plataforma de informações, com apresentações de Roberto Pacheco e Denilson Sell, do Instituto Stela. 

Além de Ana, representam a ABIFINA nos GTs a diretora de Biodiversidade, Cristina Ropke, e a coordenadora de Assuntos Regulatórios, Marina Moreira. 

Os Grupos abordam os temas Mapeamento, Aspectos Legais e Nagoya, Regulatório, Capacitação e Governança. A ABIFINA tem o papel de apontar assuntos relacionados à biodiversidade e à inovação, principalmente nas áreas de medicamentos fitoterápicos, insumos farmacêuticos ativos vegetais, acesso ao patrimônio genético, conhecimento tradicional associado e repartição de benefícios.

 

Anterior

Comitê Farmo realiza primeira reunião de 2021

Próxima

Economia lança ferramenta com informações sobre acordos comerciais