Maior evento de inovação da América Latina reuniu 1.200 pessoas em 2011
 
Acaba nesta sexta-feira, 5 de outubro, o desconto de até 20% oferecido pelo Centro de Open Innovation – Brasil para os interessados em participar do 5º Open Innovation Seminar – maior evento de inovação aberta da América Latina. O evento será realizado de 12 a 14 de novembro no hotel Transamérica, em São Paulo. As inscrições estão abertas para assistir às palestras nacionais e internacionais, cursar os workshops e participar das arenas de inovação aberta – espaços multidisciplinares em que serão colocados em pauta desafios brasileiros com o objetivo de propor ações de inovação relacionadas a eles. Os valores para participar do evento variam de acordo com o tipo de atividade e o dia em que será realizada. Há ainda descontos para professores de pós-graduação e profissionais associados a organizações que apoiam o evento. Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site:www.openinnovationseminar.com.br.
 
O OIS, que neste ano traz o tema “Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: agenda Brasil”, reunirá empresários, profissionais ligados à área de inovação da indústria, pesquisadores e representantes de governo. O objetivo é reunir países para a construção de uma agenda Brasil pela busca de parcerias internacionais para o desenvolvimento nacional. Em 2011 cerca de 1.200 pessoas compareceram ao evento.
 
Os temas das arenas foram propostos por diversas organizações e entidades ligadas ao evento e discorrem sobre questões como “Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação”, “Mecanismos Públicos de Incentivo a Inovação: uma troca de experiência entre praticantes e proponentes”, “Mega Eventos: inovação e geração de negócios a partir da inserção do Brasil no calendário internacional de grandes eventos”, entre outros.
 
Durante o 5º Open Innovation Seminar também serão realizados cursos para os participantes relativos à prática da inovação aberta, com temas como “Cultura de Inovação”, “Transferência de tecnologia”, “Design Thinking e Inovação”, entre outros. Os cursos, com instrutores nacionais e internacionais, serão realizados no segundo e terceiro dia do evento.
 
Edições anteriores
 
Desde 2008, o OIS reúne especialistas da chamada hélice tripla da inovação – governo, empresas e universidades – de diversos países e tem desempenhado papel de destaque na inserção do Brasil em uma rede global de inovação. Também tem sido apoiado por importantes entidades públicas, como ABDI, ANP, Finep, CNPq e INPI, além de associações, universidades e grandes empresas. Em 2011, mais de 60 organizações se envolveram no evento, que contou com cerca de 1,2 mil participantes.
 
Sobre o OIC
 
O Centro de Open Innovation – Brasil é uma comunidade de praticantes da inovação aberta. Lançada em maio de 2009, a organização foi criada com o objetivo de melhorar as práticas de inovação aberta no Brasil por meio de estudos teóricos e aplicados. O OIC tem como conselheiro Henry Chesbrough, pesquisador da Universidade de Berkeley (EUA) e criador do conceito de inovação aberta.
 
Programação
 
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
12 de Novembro
Open Innovation como um modelo de inovação
Modelos de Negócio: Financiamento de Open Innovation
Estrutura Organizacional e a Fronteiras da Empresa
A importância da gestão na Inovação Aberta – cultura, liderança e motivação
Implementação e Utilização da Inovação Aberta: Ferramentas e Tecnologias
Integração de Ideias Externas: Propriedade Intelectual, Patentes e Apropriação
Inovação Aberta: dinâmica industrial e de manufatura
Inovação Aberta: de produtos a serviços
 
ARENAS DE INOVAÇÃO ABERTA
Ciência sem Fronteiras
Mecanismos Públicos de Incentivo à Inovação
Ecologia Industrial
Cidades atrativas, sustentáveis e inteligentes
Institutos de Pesquisa e Intermediários de Inovação
Ecossistemas de Inovação
Centros de P&D de multinacionais no Brasil
Saúde, Bem Estar e Assistência Médica
Transporte e Logística
Arena Mega Eventos

II Encontro Nacional sobre o Registro de Agrotóxicos para CSFI
Anterior

II Encontro Nacional sobre o Registro de Agrotóxicos para CSFI

Próxima

Estudo de logística reversa para medicamentos