ABIFINA DE LUTO

Na noite deste sábado, 2 de abril, faleceu o professor Denis Borges Barbosa, eminente jurista brasileiro. Foi advogado no Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (1971). Mestre em Direito pela Columbia University  School of Law, Nova York. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho. Doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi autor ou co-autor de 44 livros e mais de 200 outras publicações, no Brasil e no Exterior. Procurador do Município do Rio de Janeiro, aposentado. Foi Professor Permanente no programa de Mestrado Profissional e doutorado acadêmico em Propriedade intelectual do INPI e no Programa de Mestrado e Doutorado (PPED) do Instituto de Economia da UFRJ, assim como nos Cursos de pós-graduação (lato sensu-Especialização) em Propriedade Intelectual da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, da Fundação Getúlio Vargas – SP, do Centro de Extensão Universitária – CEU (SP). Diretor de Grotius Capital Intelectual, Sócio de Denis Borges Barbosa Advogados. Acumulou experiência de 45 anos na área de Direito, tendo sido o maior especialista brasileiro no campo da Propriedade Intelectual. Foi consultor da ABIFINA nessa matéria por muitos anos. 

Polímata reconhecido, em paralelo à sua atuação nas ciências jurídicas cultuou vocação artística no campo musical como instrumentista e musicólogo, em particular no terreno da música antiga e barroca. Foi um grande conhecedor da vida e da obra de Johann Sebastian Bach.

Sua morte deixa uma lacuna gigantesca no campo analítico e político da propriedade intelectual, em particular para aqueles que pugnam pela valorização do interesse público na construção e no exercício dessa matéria no Brasil.

Anterior

ABIFINA recebe nova diretoria da Alfob

Próxima

Nova diretoria assume ABIFINA para a gestão 2016-2018

Nova diretoria assume ABIFINA para a gestão 2016-2018