No dia 3 de dezembro, a ABIFINA, representada por Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química, Relações Governamentais e Internacionais da ABIFINA, participou da última reunião de trabalho de 2024 do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química – IdQ, entidade que exerce a Secretaria Executiva da Frente Parlamentar da Química (FPQ).
Na reunião, foi apresentado um balanço da visita ao Polo Petroquímico de Camaçari, realizada no dia 4 de novembro, com a participação de 75 pessoas. Entre os presentes, o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior (MDB), a vice-prefeita eleita de Camaçari, Professora Déa, e os deputados federais Afonso Mota, Daniel Almeida, Ivoneide Caetano e João Carlos Bacelar. O evento teve ampla repercussão na mídia baiana.
Também foi definido o calendário de atividades para 2025, que incluirá reuniões de trabalho, encontros do Conselho e do Conselho Fiscal, além da previsão de seis eventos, entre cafés da manhã e visitas aos polos petroquímicos.
Entre os destaques de 2024, está a aprovação do Projeto de Lei 6120/2019, que resultou na Lei 15.022, de 2024. A nova Lei estabelece o Inventário Nacional de Substâncias Químicas e a avaliação e o controle de risco das substâncias químicas utilizadas, produzidas ou importadas, no território nacional, com o objetivo de minimizar os impactos adversos à saúde e ao meio ambiente.