O 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, o diretor setorial de fármacos da entidade, Jean Peter e o diretor de Propriedade Intelectual da entidade, Reinaldo Guimarães, participaram da cerimônia de posse do segundo mandato de Hayne Felipe da Silva para a diretoria do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) no dia 20 de junho.


Reeleito com 72,76% dos votos, Hayne Felipe, relembrou que a história de Farmanguinhos está ligada ao acesso da população brasileira aos medicamentos, valorizando a pesquisa e a produção. Durante seu discurso, o diretor preferiu não prestar contas, nem analisar conquistas. Apenas agradeceu o apoio dos trabalhadores. “As vitórias obtidas até aqui não são obras de uma só pessoa, foram e serão sempre frutos de um trabalho coletivo”, destacou. Ele também estendeu os agradecimentos ao Ministério da Saúde e às instituições parceiras, públicas e privadas.


Presente na cerimônia, o vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, destacou a cooperação entre Farmanguinhos e a entidade, o que ele chamou de “parceria leal pela saúde pública do País”. Neste sentido, lembrou o licenciamento compulsório do Efavirenz, e criticou a mídia pela falta de apoio naquela ocasião. Destacou ainda as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs) como grande lema de redenção econômica do País. Ao todo, o País já formalizou 90 parcerias.


Nelson Brasil ainda salientou a preocupação da Fiocruz, representado por Farmanguinhos, com a saúde pública. “Prova disso é que o Hayne tem feito excelente gestão para a execução dessa política de soberania nacional no que diz respeito à produção de medicamentos”, disse.


Também participaram do evento o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, o vice-presidente da fundação, Jorge Bermudez, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS, Carlos Gadelha. Além dos diretores da instituição, também participaram funcionários de outras unidades da Fundação, representantes de órgãos do Ministério da Saúde e empresários do setor farmacêutico.


(Fonte: ABIFINA com informações Farmanguinhos – 25/06/2013)

Anterior

Oficina define tópicos tecnológicos de oncológicos

Próxima

ABIFINA participa de debate sobre o novo Código Nacional de C&T