A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram, no dia 06 de outubro, um acordo para a instalação do Centro de Referência Nacional em Farmoquímica no Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro.
 
O diretor de Biotecnologia da ABIFINA, Gilberto Soares, esteve na solenidade e avalia que o acordo é um passo estratégico da Fiocruz em sua política de contribuir para que o Brasil avance na pesquisa e desenvolvimento de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Ele lembra que o País continua, em grande escala, dependente de fornecimento externo.
 
A produção de IFA é atividade considerada tão estratégica quanto a fabricação de medicamentos. No entanto, nenhuma indústria farmoquímica brasileira produz princípio ativo de antibióticos.
 
“Isso significa que, em caso de alguma intercorrência internacional que impeça os IFAs destes medicamentos chegarem ao Brasil, o País correrá o risco de ficar sem antibióticos”, observa Hayne Felipe, diretor de Farmanguinhos, unidade da Fiocruz à qual o novo Centro estará ligado.
 
Com previsão de ocupar uma área de aproximadamente 7 mil m², o Centro foi concebido para atuar em projetos próprios da Fiocruz e, também, para incrementar a realização de parcerias entre a instituição e indústrias farmacêuticas e farmoquímicas.
 
A proposta prevê que, após o desenvolvimento das substâncias em escala-piloto, os resultados ficarão à disposição para transferência de tecnologia para as indústrias farmoquímicas. Caso haja interesse, estes laboratórios produzirão o IFA em escala industrial.
 
 
*Com informações de Regina Castro e Alexandre Matos para o Portal Fiocruz

Notícias relacionadas:  

http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/fiocruz-e-ufrj-criam-centro-de-referencia-em-farmoquimica

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/fiocruz-abrira-centro-de-pesquisas-no-parque-tecnologico-da-ufrj-em-2018-20251211.html

http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/fiocruz-tera-centro-de-farmaco-na-ufrj-para-estimular-producao

 

Anterior

ABIFINA cumpre agenda sobre regulatório de agroquímicos

Próxima

CGEN apresenta SisGen e aprova resoluções