BNDES busca reconstruir relação com a indústria e retomar agenda de inovação e comércio exterior

ENCONTRO ENTRE ABIFINA E BNDES DISCUTE A NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL E SEUS DESAFIOS

O Conselho Administrativo da ABIFINA recebeu o Superintendente da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, João Paulo Pieroni, juntamente com Carla Reis, nova Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde, e Vitor Pimentel, Gerente Setorial, em reunião realizada na sede da entidade, no dia 27 de abril.

Durante o encontro, Pieroni falou sobre a importância da nova política industrial do BNDES e os principais desafios a serem enfrentados. Ele destacou a necessidade de reconstruir o relacionamento com a indústria, retomar a agenda de inovação e resgatar a agenda de comércio exterior.

O BNDES tem trabalhado para reconstruir sua atuação e relacionamento com a indústria, após observar um processo de desindustrialização associado à perda de complexidade da indústria brasileira. Segundo Pieroni, o desembolso do BNDES para a indústria ficou abaixo de 20% nos últimos 4 anos, sendo que a média histórica era de cerca de 45 a 50%. Isso pode ser atribuído ao aumento de custos nos financiamentos, já que a TLP penaliza bastante os investimentos na indústria.

Nova política industrial do BNDES será baseada em missões industriais

A nova política industrial do BNDES deve ser formatada num conceito de missões industriais, que colocam um grande desafio nacional a ser endereçado, seja ele um desafio industrial ou social. A governança dessa política será feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), recriado nos primeiros 100 dias.

Outro ponto importante é a retomada da agenda de inovação com novos instrumentos, tanto de crédito não reembolsáveis quanto de mercado de capitais. O BNDES busca trabalhar com funding em custo mais adequado para inovação. “A primeira ação mais efetiva será o Banco poder trabalhar com uma taxa TR para inovação e digitalização. O assunto ainda está em tramitação na Câmara, mas é bem possível que a gente passe a ter uma taxa compatível com o desafio que é a inovação nas indústrias”, afirmou.

Pieroni ressaltou a importância de resgatar a agenda de comércio exterior do BNDES, que vem enfrentando dificuldades em relação às exportações de bens. Debates na mídia sobre questões como a exportação de serviços para Cuba e Venezuela afetaram o debate sobre o tema. Além disso, o BNDES tem enfrentado escrutínio de órgãos de controle, o que tem exigido uma reestruturação de todas as áreas e questões de garantias estão sendo trabalhadas.

Durante a reunião, o presidente Executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, mencionou uma entrevista recente publicada no Valor Econômico, que retrata a história do Grupo Centroflora, uma trajetória, que de certa forma, outras empresas associadas à ABIFINA também percorrem. Para Bezerra, a reportagem trás o desafio do custo de financiamento para impulsionar o avanço das empresas e sua ascensão no mercado, além de mostrar que é fundamental preservar o legado e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro e investir em inovação. “Nesse sentido, as sinalizações de Pieroni na reunião são muito encorajadoras”, afirmou o presidente.

Chefe do Departamento de Complexo Industrial e de Serviços de Saúde destaca importância da saúde para o desenvolvimento

Carla Reis, Chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços da Saúde, enfatizou em sua apresentação a importância da saúde para o desenvolvimento. Ela listou como prioridades em saúde: fortalecer a inovação e a produção de produtos estratégicos para o SUS – lembrou que a meta anunciada pelo Ministério da Saúde é produzir localmente 70% do que o SUS adquire ou utiliza, o que é um desafio grande para fortalecer a indústria de IFAs; adensar a pesquisa e desenvolvimento em saúde; inserir a indústria de equipamentos e materiais na transformação digital do SUS; incluir a saúde como vetor de uso sustentável da floresta em pé; posicionar o Brasil como hub de produção e inovação em vacinas e inserir o Brasil na reestruturação das cadeias globais de valor – oportunidade para o Brasil se posicionar como fornecedor para os outros países mais próximos, que também buscam diversificar seus fornecedores em relação à China e Índia.

Carla também destacou o acordo com Embrapii, que destinou R$ 20 milhões para projetos em cooperação com ICTs, visando o desenvolvimento de novos medicamentos, fármacos e biofármacos, dispositivos médicos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Por fim, se colocou à disposição para conversar e ouvir ponderações, tanto individualmente quanto em relação às necessidades específicas da empresa, para construir políticas públicas adequadas para o setor.

Marcelo Mansur, diretor Presidente da Nortec Química participou da reunião  de forma presencial, enquanto demais representantes das empresas associadas à ABIFINA, acompanharam o encontro de forma virtual. Todos tiveram oportunidade de tecer comentários e esclarecer dúvidas sobre o que foi apresentado.

ABIFINA promove MPP Day para apresentar oportunidades estratégicas para empresas Associadas 
Anterior

ABIFINA promove MPP Day para apresentar oportunidades estratégicas para empresas Associadas 

Próxima

ABIFINA participa do Seminário da Comissão Técnica de Crises em Saúde (CTCS)