Na última quinta-feira, 24 de agosto, a diretora de propriedade intelectual & inovação da ABIFINA, Amanda Lobarto Gimenez, representou a entidade no “Diálogo sobre a Regulamentação de Patentes de Biotecnologia”, realizado em Brasília. Organizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o evento contou com a parceria da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL) e o apoio do Programa EUROCLIMA+ da União Europeia. Além dos organizadores, o evento contou com a participação de representantes de diversas organizações, incluindo Croplife, Dannemann, Licks, CNI, Reis e Souza, IPEA e ICC. 

O principal objetivo do evento foi promover o debate sobre a atual regulamentação de patentes de biotecnologia, incluindo normas e critérios de patenteabilidade de invenções biotecnológicas, bem como divulgar os resultados de um estudo inédito de benchmarking internacional, denominado “Estudo Comparativo sobre Normas e Critérios para Patenteabilidade de Invenções Biotecnológicas”, elaborado por Ana Claudia Dias de Oliveira, consultora do Escritório da CEPAL no Brasil. 

Durante o evento, Ana Oliveira apresentou o estudo, que contém conclusões e propostas sobre a patenteabilidade de invenções biotecnológicas no Brasil, comparadas às normas internacionais. O estudo também incluiu pesquisas com usuários para fornecer subsídios para futuras políticas dos países e identificar gargalos no setor de biotecnologia. Para acessar o Sumário Executivo, clique aqui

Para Amanda Lobarto, o evento foi uma excelente oportunidade para discutir com diferentes entidades os desafios atuais e futuros da regulamentação de patentes de biotecnologia no Brasil. Ficou claro que há um consenso entre os participantes sobre a necessidade de revisar a legislação atual para promover a inovação e o desenvolvimento no setor de biotecnologia. 

Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, o evento está disponível no canal do MDIC no Youtube. Acesse aqui.

ABIFINA participa da 34ª Reunião do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN)
Anterior

ABIFINA participa da 34ª Reunião do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN)

Próxima

ABIFINA contribui para discussão sobre Comércio e Desenvolvimento Sustentável

ABIFINA contribui para discussão sobre Comércio e Desenvolvimento Sustentável