Iniciativa oferece roteiro para o desenvolvimento de medicamentos 

A Coalizão Fitoterápico tem o objetivo de fortalecer a indústria nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos Vegetais (IFAV) e Fitoterápicos, com base no uso sustentável da biodiversidade brasileira. Para isso acontecer, é preciso investir em pesquisa e desenvolvimento – o que, nessa área, tem processos regulatórios, legislação e incentivos públicos bastante específicos.

Por esse motivo, a Coalização Fitoterápico apoia a Plataforma InovafitoBrasil, uma rede de representantes da indústria, academia e governo: www.inovafitobrasil.com.br. Ela oferece um roteiro padronizado de desenvolvimento de projetos de medicamentos fitoterápicos, baseado nas exigências regulatórias locais e nos Níveis de Maturidade Tecnológica (TRLs, na sigla em inglês) usados internacionalmente. 

Muitas agências governamentais usam os TRLs para decidir sobre a concessão de apoio financeiro a projetos. É o caso da Finep, que indica o modelo da InovafitoBrasil no edital de seleção do programa Mais Inovação Brasil – Saúde/Empresa (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/727).

O roteiro da InovafitoBrasil foi desenvolvido pela associada Centroflora com a Fiocruz e o Instituto Stela, e atualmente encontra-se sob gestão da Fundação Biominas e foi revisado pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já a Coalizão Fitoterápico é formada pela ABIFINA, Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) e Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa). As entidades planejam realizar eventos e outras ações para divulgar a plataforma para pesquisadores e empresas que queiram avançar em inovações na área.

Cristina Ropke, diretora da ABIFINA e da associada Centroflora, e Isabela Allende da Biominas,  contam um pouco sobre essa iniciativa no podcast Pasteur Laria.

Confira! (https://www.youtube.com/watch?v=Gn-BlexGzAI&t=1443s )

Anterior

ABIFINA faz parte de dois grupos de trabalho instituídos pela Anvisa

Próxima

ABIFINA participa do lançamento do B20 

ABIFINA participa do lançamento do B20