A ABIFINA apresentou sugestões de impacto relacionadas às patentes na última reunião da Coalizão Empresarial pela Propriedade Intelectual, da Confederação Nacional da Indústria (CEPI/CNI), no dia 27 de novembro. 

Na visão da ABIFINA, é necessário reforçar com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a necessidade de melhorias no BuscaWeb (base de dados de patentes, marcas, desenhos industriais e outros ativos), que passa por constante intermitência. 

Também foram recomendadas mudanças no sistema para incluir novas entradas simples para busca (como busca por classificação aberta, por país depositante, por pedidos divididos e por despachos).  

Melhorias mais complexas também são necessárias, como estabelecer a opção de busca nas reivindicações, seguindo o modelo da base de dados Patentscope, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).  

A ABIFINA receberá contribuições dos associados para elaborar, juntamente com a CNI, uma carta para ser enviada à Diretoria de Patentes do INPI. 

A reunião da CEPI/CNI teve como pauta a Operação 404 do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP/SENACON) e as ações de combate ao comércio ilegal adotadas pelo Mercado Livre, além de questões pontuais sobre o Plano de Combate ao Backlog de Patentes do INPI. 

Anterior

Governo altera Regulamento Aduaneiro devido aos avanços tecnológicos nos sistemas de comércio exterior

Próxima

ABIFINA reafirma para Anvisa importância de rever critérios para obtenção do Difa/Cadifa