O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Odilon Costa, participaram da solenidade de posse do médico David Everson Uip no cargo de secretário de Estado da Saúde de São Paulo. A cerimônia oficial aconteceu na manhã de 05 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes.


Assumindo o lugar deixado pelo médico radiologista Giovanni Guido Cerri, que estava no cargo desde 2011, Uip prometeu uma gestão proativa e afirmou que está muito esperançoso em atingir os objetivos fundamentais de cuidar das pessoas. “Em 37 anos de carreira, essa é a maior, a mais desafiante e ao mesmo tempo a mais estimulante missão de minha vida profissional, dirigir a saúde do Estado de São Paulo, o que significa levar saúde de qualidade à população e contribuir com o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, o SUS”, afirmou.


Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a importância da pasta para o Estado. “Governar é escolher e saúde é nossa prioridade: cuidar das pessoas. Saúde demanda estruturação, trabalho sério, não pode ser mais ou menos, um trabalho bem feito não pode ser improvisado e São Paulo tem ajudado o Brasil todo”, concluiu.


Alckmin ainda agradeceu o ex-secretário Giovanni Guido Cerri pelo trabalho desenvolvido, e reconheceu as iniciativas bem sucedidas em sua gestão. Entre elas, destacou as Parcerias Público-Privadas, que viabilizaram convênio entre a Fundação para o Remédio Popular (Furp) e o laboratório EMS, o que possibilitou a ampliação dos medicamentos oferecidos à população atendida pelo SUS, além da construção dos hospitais de Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos.



Perfil


O novo secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Everson Uip, é graduado em Medicina pela Fundação Universitária do ABC, com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. É também professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC.


Uip também foi diretor-executivo do Instituto do Coração (InCor) do HC-FMUSP de 2003 a 2008 e diretor-presidente da Fundação Zerbini entre 2007 e 2008. Além disso, o infectologista dirigiu por dez anos a Casa da Aids, na capital paulista, e desde 2002 coordena projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola, na África, onde ajuda a qualificar médicos e profissionais locais para prestar assistência aos doentes, por meio de treinamentos e intercâmbios.

O caminho da fartura
Anterior

O caminho da fartura

Próxima

ABIFINA participa de seminário para sobre a diversificação da indústria química