Saúde em foco

Juliana Megid, vice-Presidente de Planejamento Estratégico da ABIFINA, representou a entidade no XI FÓRUM EMPRESARIAL MERCOSUL, que ocorreu no dia 14 de novembro, em Brasília. O evento foi aberto por Carlos Gadelha, Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde. Com o tema “Estratégias e Desafios para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, o fórum contou com a presença de representantes de diversos ministérios do Governo Brasileiro, países membros do Mercosul, incluindo Argentina, Paraguai, Uruguai, e do setor empresarial. 

O fórum teve como eixo central a discussão sobre “Estratégias e Desafios para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, abordando temas vitais para o avanço do setor, como o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), o desenvolvimento de estratégias de cadeia de suprimentos para a produção local e regional de insumos e dispositivos médicos, além da gestão da saúde orientada para inovação e conectividade. Outro ponto alto do evento foi o debate sobre o aprimoramento local e regional de produtos biotecnológicos, um passo considerado essencial para assegurar a soberania e a independência dos países do bloco no que tange à capacidade de resposta rápida e eficaz a emergências de saúde pública. 

Esses temas foram escolhidos por sua relevância estratégica e pela urgência em promover a integração e o desenvolvimento conjunto das nações do Mercosul na área da saúde. O debate visou, portanto, não só abordar as dificuldades e os desafios enfrentados, mas também propor soluções inovadoras e práticas para o fortalecimento das capacidades produtivas e tecnológicas da região, alinhando-se assim aos objetivos do fórum de fomentar a colaboração e o planejamento estratégico entre os estados membros.

ABIFINA participa de mesa redonda sobre IFAs em Seminário da Anvisa
Anterior

ABIFINA participa de mesa redonda sobre IFAs em Seminário da Anvisa

Próxima

III Seminário Internacional IFA

III Seminário Internacional IFA