No dia 22 de junho, ocorreu em Buenos Aires, Argentina, a reunião presencial de encerramento da 10ª edição do Fórum Empresarial do Mercosul, cujo tema central foi “Setor Saúde: Rumo à Autossuficiência Regional da Indústria da Saúde”. Este importante evento reuniu representantes do setor privado e associações empresariais de cada estado parte do Mercosul.

ABIFINA participa do Fórum Empresarial do Mercosul sobre a indústria da saúde

A ABIFINA participou do evento, representada pelo seu presidente Executivo, Antonio Carlos Bezerra. Bezerra teve a honra de moderar a mesa de discussão intitulada “Regulamentação sobre biossimilares e produtos inovadores de base biotecnológica”, que contou com palestras de importantes profissionais do setor. A primeira delas foi sobre os “Avanços na harmonização das regulamentações em matéria de produtos biológicos e inovadores”, ministrada por Marina Rossi, representante da Agência Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina. Em seguida, Meiruze Souza Freitas, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil, abordou o tema “Coordenação regional de regulamentações para o setor da saúde”. Por fim, Astrid Weiller, da Cifarma, representou o Paraguai e compartilhou a “Visão do setor farmacêutico paraguaio em matéria regulatória”.

Além das discussões realizadas durante o Fórum, importantes reuniões de trabalho foram conduzidas na primeira quinzena de junho, com a participação de atores públicos e privados. Como resultado desses encontros, foi elaborada uma carta de recomendação, que foi entregue durante o evento. O documento apresentou uma série de prioridades para o eixo ” Produtos estratégicos para a saúde”, incluindo a elaboração de um mapa das capacidades públicas e privadas no âmbito do Mercosul, visando avaliar as complementaridades na produção de IFAs, produtos biológicos, vacinas e medicamentos inovadores. Além disso, foi proposto um ambicioso programa de apoio à pesquisa e desenvolvimento (P&D) para projetos público-privados e/ou privados de desenvolvimento local de medicamentos, envolvendo centros de P&D. Também foi ressaltada a importância de estabelecer uma posição de negociação consensual como bloco do Mercosul em relação ao acesso a insumos, transferência de tecnologia e questões relacionadas às regras de propriedade intelectual, além da implementação de um programa regional de treinamento e retenção de especialistas que trabalham em autoridades regulatórias, entre outras medidas.

No dia seguinte, 23 de junho, também em Buenos Aires, ocorreu a 57ª Reunião de Ministros e Estados Associados do Mercosul. Nesse encontro, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade Lima, esteve presente, reforçando a importância da saúde como tema central na agenda do Mercosul.

ABIFINA participa da 2ª reunião de Plenária do GIPI
Anterior

ABIFINA participa da 2ª reunião de Plenária do GIPI

Próxima

Anvisa participa de reunião na CNI