Foto: Rafael Nascimento /Ministério da Saúde

Evento reúne especialistas e autoridades para debater o futuro da ciência, tecnologia e inovação em saúde, como preparação para a 5ª CNCTI 

Na última terça-feira, 2 de abril, Odilon Costa, presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, participou da Reunião Temática de Ciência e Tecnologia & Inovação em Saúde em Brasília. O evento foi uma preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A abertura do evento contou com a presença de Nísia Trindade, Ministra da Saúde, e de Carlos Gadelha, Secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), entre outras personalidades. Tanto a ministra quanto o secretário agradeceram a presença de Odilon Costa, reconhecendo a importância da ABIFINA e seu novo presidente no cenário atual. 

Helena Nader, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), proferiu a palestra magna “O futuro da CT&I em Saúde”. O evento também incluiu quatro mesas de debates sobre diversos temas relacionados à pesquisa em saúde, coordenadas por especialistas como Leandro Safatle, Ana Caetano, José Lamartine Soares Sobrinho e Manoel Barral Netto. 

A gravação completa do evento estará disponível no YouTube do Ministério da Saúde nos próximos dias. 

5ª CNCTI 

A 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) está agendada para os dias 4, 5 e 6 de junho. O desafio desta edição é mobilizar o sistema nacional de CT&I para a construção coletiva de uma agenda futura para o setor no país, sob o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. O objetivo é analisar os programas, planos e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023 e propor recomendações para a ENCTI 2024-2030. Esta é a quinta edição da Conferência Nacional, realizada desde 1985, e a expectativa é alta, especialmente porque a última ocorreu há 14 anos. Para mais informações, acesse: https://5cncti.org.br/

Anterior

ABIFINA participa de reunião do Brazil Tech Advocates

Próxima

ABIFINA acompanha reunião da CTIA/Mapa