A ABIFINA participou, representada pela gerente técnica, Diva Arrepia, da reunião de instalação da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Industrial em Saúde, Produção de Fármacos, Equipamentos e Outros Insumos proposta para avaliar as políticas e proposições para o setor que aconteceu no dia 26 de junho.
 
A cerimônia foi aberta pelo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Dr. Rosinha (PT-PR), que ressaltou o trabalho da deputada federal, Jandira Feghali, presidente da Subcomissão. Em apresentação, Jandira Feghali se referiu ao trabalho iniciado em 2011 e a motivação pela sua retomada. Jandira também destacou a importância estratégica da produção nacional de fármacos para o País e o estímulo recebido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para reapresentação do trabalho, além da parceria estabelecida com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.


Em declaração, Gadelha registrou a importância do tema para o País e informou ter executado 100% das encomendas definidas para o ano de 2012, como por exemplo, o apoio financeiro para laboratórios públicos, como os das forças armadas, IVB e Bahiafarma, que segundo ele “renasceram” com o projeto nacional. De acordo com Gadelha, trata-se de algo mais do que simplesmente apoiar os laboratórios, é ter a saúde como uma das grandes apostas para o desenvolvimento do País. O secretário ainda destacou o papel decisivo do Congresso para a realização das encomendas tecnológicas ao alterar a lei de compras governamentais.


Sobre o tema, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, apresentou uma síntese do Relatório sobre o Diagnóstico do Setor Farmoquímico Brasileiro, que teve o levantamento conduzido pelo laboratório Farmanguinhos. O relatório traz um mapeamento sobre a capacitação das empresas farmoquímicas instaladas no Brasil e atualiza os dados apurados na edição de 2007.

Anterior

Coalizão Empresarial Brasileira debate agenda brasileira de negociações

Próxima

Seminário de Operações de Comércio Exterior