Considerado como um dos setores da economia brasileira que mais cresce, o mercado farmacêutico vem se expandindo largamente nos últimos anos. O setor é responsável por 10% do emprego qualificado formal e corresponde a 9% do PIB nacional. Para debater questões de interesse do Complexo Industrial da Saúde (CIS), o V Fórum Nacional de Políticas sobre Medicamentos no Brasil Acesso e Inovação foi realizado no dia 7 de novembro, no Senado Federal, em Brasília.


O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, teve como tema principal a produção e ampliação ao acesso de medicamentos estratégicos e os desafios para o desenvolvimento e produção dos medicamentos considerados de alto valor agregado no Brasil. O Fórum reuniu diversos profissionais e representantes do setor produtivo, instituições de ciência e tecnologia, universidades, centros de pesquisa, entidades de classe, além de membros do Congresso Nacional. Entre os participantes, a ABIFINA esteve presente, representada pela trainee da área técnica, Marina Moreira.


Com o objetivo de ampliar os debates e espaços para o entendimento das políticas de medicamentos no País, o fórum identificou e apresentou propostas de encaminhamentos para contribuir para a transformação do Brasil num importante polo produtor e criador de medicamentos inovadores e estratégicos.


Entre os temas abordados, Jorge Raimundo, da Interfarma, apresentou o painel “O Mercado Farmacêutico no País” e Bruno Abreu, da CMED, o painel “Regulação Econômica do Mercado Farmacêutico”. Além disso, Thiago Moraes, do MCTI, palestrou no painel “Políticas de incentivos ao Desenvolvimento e a Produção de Medicamentos” e Tiago Farina, do Instituto Oncoguia, apresentou o tema “Direito Constitucional ao Acesso Universal a Medicamentos”.


(Fonte: ABIFINA com informações Instituto Brasileiro de Ação Responsável)

Mapa declara estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso
Anterior

Mapa declara estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso

Próxima

Mapa adota medidas para controle da Helicoverpa

Mapa adota medidas para controle da Helicoverpa