A etapa Nacional da 11ª edição do Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa) foi realizada de 11 a 14 de junho, em Porto Velho, Rondônia. Encerrando o ciclo dos encontros regionais, o seminário sobre agrotóxicos contou com um público expressivo, que reuniu desde representantes de órgãos estaduais de Defesa Sanitária Vegetal dos 27 estados, exceto Rio de Janeiro e Espírito Santo, até representantes das indústrias.


Além disso, o encontro também contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e entidades representativas do setor de defensivos agrícolas, entre eles a assistente técnica da ABIFINA, Fernanda da Costa, que representou a entidade no evento.


O seminário apresentou como temas para as quatro mesas redondas “Fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos no Brasil”, “Registro de produtos para cultivos orgânicos e culturas de suporte fitossanitário insuficiente”, “Defesa Agropecuária em regiões de fronteira internacional” e “Pragas exóticas com histórico recente de entrada pela região Norte do Brasil”.


As palestras tiveram como tema: os “Avanços da agropecuária Rondoniense: desafio e metas”, apresentada pelo Governador do estado de Rondônia, Confúcio Aires Moura; “Brasil, um país bipolar?”, “Inspeção de frutas frescas destinadas ao mercado europeu: monitoramento de resíduos e padrões de identidade e qualidade” e “Projeto para mitigação de riscos no uso de agrotóxicos”. Ainda, nos dias 13 e 14 aconteceu o encontro de fiscalização, no qual foram apresentados e discutidos diversos temas pelos órgãos de fiscalização estaduais.


No último dia do encontro foram lidas as cartas de compromisso de trabalho dos encontros regionais e do nacional da edição anterior, e redigida uma nova Carta de Porto Velho, com as ações para os próximos anos.


Para a próxima edição do Enfisa, em 2014, a organização pretende que todas as etapas sejam realizadas em conjunto na cidade de Belo Horizonte, durante uma semana. Assim, no novo formato do encontro serão dois dias reservados para as etapas regionais e outros dois para a nacional.

Inova Agro
Anterior

Inova Agro

Próxima

Reunião do Comitê Farmo