Na última sexta-feira, dia 09 de outubro, foi realizada a 6ª Reunião de Diálogo com o Setor de Insumos Farmacêuticos e de Medicamentos, no âmbito do Grupo de Trabalho GT Farma. A reunião foi coordenada pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e contou com a participação dos Ministérios da Saúde, da Defesa, das entidades empresariais que representam o setor, dentre outros. Pela ABIFINA estiveram presentes Marcus Soalheiro, 1º vice-presidente, e Cristina Ropke, diretora de Biodiversidade. 

Marcus parabenizou o MCTI pela iniciativa histórica de se buscar uma política de desenvolvimento tecnológico e de incentivo à inovação, voltada para os setores de insumos farmacêuticos e de medicamentos. Destacou que possui forte conhecimento da realidade na China e na Índia, chamando a atenção para o risco de se depender desses países no que tange ao abastecimento de IFAs.

Cristina relatou que durante a reunião Rodrigo Secioso, superintendente da Área de Inovação da Finep, mencionou estudo que vem realizando sobre modelos internacionais que obtém sucesso através de financiamentos em inovação radical, em especial o modelo de Israel. Rodrigo reforçou que a liberação do FNDCT é fundamental para que essa pauta avance no Brasil.

Anterior

Ministério da Agricultura promete fortalecer indústria química

Próxima

ABIFINA lança nas redes sociais o selo ABIFINA +