A Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina) participou do Encontro Empresarial Brasil – União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica, de 3 a 6 de outubro. Representada pela gerente técnica Diva Arrepia, a entidade se juntou à delegação brasileira do setor de defensivos agrícolas, que contou ainda com a Associação Nacional da Defesa Vegetal (Andef) e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). No dia 4 de outubro, aconteceu o EU-Brazil Business Summit, que teve como objetivo contribuir para avanços nas negociações de um acordo de livre Comércio entre União Europeia e Mercosul, cujas discussões foram recentemente retomadas. O evento contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Ela declarou que a parceria com o Brasil será um dos caminhos para a retomada de crescimento da União Europeia. Participou, ainda, do encontro a senadora Kátia Abreu, que destacou a importância da agricultura do País, com a oferta de alimentos baratos e de qualidade, em meio a um cenário mundial futuro que prevê uma população adicional de 2,3 bilhões até 2050.


A delegação brasileira de defensivos agrícolas também participou do encontro EU-Brazil Trade and Investment Opportunities in Agribusiness, no dia 5. Em dois painéis, foram abordados os temas Cooperação entre Brasil e União Europeia no Agronegócio – com apresentação do Sindag sobre o setor de defensivos agrícolas brasileiro – e O Futuro das Relações Comerciais e as Relações de Investimentos do Agronegócio no Contexto das Negociações do Acordo Mercosul – União Europeia.


No último dia da programação, a missão brasileira se dedicou a uma força tarefa envolvendo os setores privados agroquímicos do Brasil e da Europa. O objetivo foi apontar os desafios que as indústrias estão enfrentando para apoiar as negociações entre o Mercosul e o bloco europeu. Entre os assuntos debatidos, estiveram a segurança alimentar, regras de origem, tarifas de importação e exportação, preço de transferência e propriedade intelectual.


(Fonte: Abifina – 26/10/2011)

Audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sede do ministério, em Brasília (DF)
Anterior

Audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sede do ministério, em Brasília (DF)

Próxima

OMS estuda modelo brasileiro das PPPs da Saúde