Dirigentes, gerentes e associados da ABIFINA participaram do 6º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (6º ENIFarMed), realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de agosto, disseminando a visão dos associados em temas sensíveis para o desenvolvimento do setor.


No painel “Biofármacos como janela de oportunidades”, Pedro Palmeira, do BNDES, destacou a coragem da indústria em responder ao desafio lançado pelo banco com a criação de duas grandes empresas de produtos biológicos: BioNovis (da união de Aché, EMS, Hypermarcas e União Química) e Orygem (Biolab, Cristália, Eurofarma e Libbs). Odnir Finotti, da BioNovis, acrescentou que a nova companhia está se preparando para superar dificuldades como a carência de mão de obra especializada para o desenvolvimento da biotecnologia.


Outro tema em destaque foram as “Estratégias para incentivo da produção de fármacos no Brasil”, painel que contou com a apresentação de Núbia Boechat, de Farmanguinhos. Marcus Soalheiro, da Nortec, foi um dos debatedores e falou sobre a longa parceria existente entre a empresa e a Fiocruz.


Já Mirta Levis, ex-diretora executiva da Associação Latino-Americana de Indústrias Farmacêuticas (Alifar), participou da plenária internacional “Desenvolvimento do mercado farmacêutico na América Latina”, mostrando o panorama da situação atual do sistema de patentes na região e o desafio de se buscar o equilíbrio entre o patenteamento de produtos farmacêuticos e o acesso à saúde.


A última sessão foi sobre o tema “Parcerias para o Desenvolvimento de Produtos (PDPs): modelos de sucesso e principais dificuldades”. O diretor-presidente do Cristália e também da ABIFINA, Ogari Pacheco, defendeu a implementação das PDPs como forma do governo criar mercado para as indústrias farmoquímicas instaladas no País. A gerente técnica da ABIFINA, Diva Arrepia, participou dos dois dias do evento.

Anterior

Ministério da Saúde assina acordo com Fiocruz e iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi)

Próxima

Camex aprova lista de produtos que terão elevação temporária do Imposto de Importação