A ABIFINA divulga seu primeiro Código de Conduta Ética, que normatiza a cultura já presente na entidade, pautada pela ética e transparência. O documento foi aprovado pelo Conselho Administrativo e pelas empresas associadas em reunião virtual no dia 22 de outubro de 2020. 

O Código estabelece os comportamentos eticamente adequados para os associados, colaboradores, fornecedores e demais parceiros da entidade, com objetivo de prevenir desvios de conduta e conflitos de interesse. 

O documento também presta homenagem a Nelson Brasil de Oliveira, considerado um ícone por sua atuação exemplar ao longo de 30 anos à frente da ABIFINA, dentro dos preceitos agora formalizados. 

Princípios éticos 

A atuação da ABIFINA e daqueles a quem o Código se aplica deve atender aos princípios de integridade, honestidade, imparcialidade, transparência, busca da verdade dos fatos, solução de conflitos e cumprimento das metas acordadas.  

Pelo Código, as atitudes institucionais devem prezar pela equidade, cordialidade e respeito às diferenças e igualdade de direitos. Também devem inspirar, nos associados e na sociedade em geral, confiança e credibilidade.  

Canal de Denúncias 

O Código de Conduta Ética estabeleceu o canal formal de denúncias para colaboradores, associados ou terceiros que tenham dúvidas sobre o documento ou suspeite de alguma conduta inapropriada.  

Nesses casos, o Canal de Denúncias deve ser acionado pelo e-mail [email protected] ou anonimamente pelo envio de carta para o endereço da ABIFINA, direcionada ao Comitê de Ética. 

As denúncias serão analisadas de forma confidencial pelo Comitê de Ética, que decidirá sobre as medidas a serem aplicadas, respeitando a legislação trabalhista e penal, bem como outras normas pertinentes ao caso. 

Conheça o Código de Conduta Ética da ABIFINA.

Anterior

XI SIPID, inscrições abertas!

Próxima

ABIFINA contribui para a Estratégia Nacional de Inovação