Como resultado do trabalho realizado pela ABIFINA ao longo do processo de definição de atributos de importação no âmbito do governo federal, a entidade foi convidada a integrar a Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex).  

A instituição reúne governo, empresas e 86 entidades de classe com o objetivo de implementar um sistema aduaneiro moderno que proteja os interesses nacionais e facilite o comércio exterior. 

Com a adesão à Procomex, a ABIFINA fará parte do Conselho e participará de reuniões e dos seminários anuais, reforçando suas atividades na área de comércio internacional. 

Definição dos atributos 

A ABIFINA participou este ano do Projeto Mapeamento e Definição dos Atributos, coordenado pela Procomex para o governo federal.  

O trabalho da ABIFINA com as empresas associadas em seu Comitê de Comércio Exterior, e também com entidades parceiras, resultou em um mapeamento para os setores farmoquímico, de medicamentos, de defensivos agrícolas e demais produtos químicos.  

O Projeto tem por objetivo definir as características dos produtos (atributos) importados, que deverão constar em módulos do Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) de maneira simplificada e padronizada. 

A definição dos atributos também faz parte do Novo Processo de Importação, que pode acarretar a redução média de 17 para 10 dias nos procedimentos para importação, sem comprometer os controles aduaneiros, segundo o Ministério da Economia. 

Quando as informações dos atributos forem compiladas, elas serão submetidas à Consulta Pública por meio de ato da Receita Federal.

 

Anterior

ABIFINA reafirma para Anvisa importância de rever critérios para obtenção do Difa/Cadifa

Próxima

XI SIPID, inscrições abertas!