Observatório de Ilegais verificou 210 toneladas de defensivos agrícolas apreendidos no Brasil

O Observatório de Ilegais da ABIFINA identificou que, no primeiro semestre deste ano, 210 toneladas de defensivos agrícolas piratas foram apreendidas no Brasil. O número expressivo mostra que as autoridades públicas estão atuantes na repressão ao crime. 

O produto mais apreendido foi o herbicida Paraquate (106 toneladas). As quantidades confiscadas aumentaram, especialmente no Rio Grande do Sul, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibir o uso do produto.

Na sequência, encabeçam a lista de apreensões o inseticida Tiametoxam (46 toneladas) e o inseticida Benzoato de emamectina (27 toneladas). Em muitos casos (29 toneladas), não foi possível identificar o produto apreendido.

A ABIFINA lançou o Observatório de Ilegais em 2022, no intuito de divulgar os resultados das ações das autoridades brasileiras no enfrentamento da pirataria de insumos agropecuários. Além dos defensivos agrícolas, o Observatório inclui produtos veterinários.

O banco de dados é alimentado com informações obtidas em notícias da imprensa e de entes públicos e privados.

Não existe atualmente uma entidade pública que compile os dados das várias autoridades envolvidas no combate à pirataria e este é um pleito das associações representativas da indústria, como a ABIFINA.

O Observatório de Ilegais é acessado por meio de um painel estatístico no site da ABIFINA (LINK: https://abifina.org.br/servicos/observatorio-de-ilegais/estatisticas/),  que pode ser usado com filtros de estado, localidade, classe de produto, ingrediente ativo e data.

Os interessados podem ainda solicitar pelo e-mail [email protected] o recebimento do Monitoramento de Ilegais AgroVet, um boletim semanal com as principais notícias sobre apreensões de produtos ilegais.  

Mapa da pirataria

O estado de São Paulo liderou as apreensões, com mais de 88 mil toneladas recolhidas, sendo 75 toneladas em uma única operação. O Rio Grande do Sul teve a maior apreensão do herbicida Paraquate, a maioria de uma marca registrada na Argentina, o que também aconteceu em Santa Catarina. Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul também aparecem com quantidades altas dos inseticidas Benzoato de emamectina e Tiametoxam.

Ranking de apreensões nos estados

EstadosQuantidade (quilos)
SP88.700
MT31.050
PR22.314
SC21.220
MS19.191
RS18.901
MG3.634
SE3.000
GO1.460
RO324
RJ240
DF95
Total Geral210.129

O volume apreendido no semestre seria suficiente para tratar quase 1,5 milhão de hectares. As áreas mais significativas seriam tratadas com o inseticida Benzoato de emamectina para soja (674 mil hectares), o inseticida Tiametoxam para milho (657,5 mil hectares), o herbicida Paraquate para uso de amplo espectro (71 mil hectares), além de herbicidas para pastagem (54 mil hectares) e trigo (25 mil hectares).

Área que poderia ser tratada com os produtos apreendidos:

CulturaÁrea tratada (hectares)
Soja (inseticida)674.205
Milho (inseticida)657.514
Soja (herbicida)71.104
Pastagem (herbicida)54.000
Trigo (herbicida)25.000
Trigo (fungicida)360
Soja (fungicida)97
Total Geral1.482.280

Em relação à proporção de apreensões por categoria de crime, o levantamento verificou a liderança dos casos de contrabando, seguidos por falsificação e roubo de pesticidas.

Nos casos de falsificação, não são divulgadas com precisão as quantidades apreendidas, o que leva a crer que os quantitativos são superiores aos que foram apurados.

Apreensões por tipos de ilícito

IlícitosTotal (quilos)
Contrabando182.886
Falsificação19.087
Roubo8.156
Total Geral210.129

Neste primeiro semestre, as autoridades brasileiras de fiscalização agropecuária, aduaneira e policial realizaram 29 operações especiais, com a finalidade de combater os insumos agropecuários ilegais.

O resultado dessas operações foi a detenção de 289 suspeitos, que poderão ser condenados por crimes como contrabando, falsificação, roubo, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, entre outros enquadramentos legais.

Webinar ABIFINA - Práticas ESG na Química Fina: impulsionando a inovação e a sustentabilidade
Anterior

Webinar ABIFINA - Práticas ESG na Química Fina: impulsionando a inovação e a sustentabilidade

Próxima

ABIFINA apoia projeto de lei para garantir independência financeira do INPI e fortalecer a propriedade intelectual no Brasil