Lançamento de Ações Brasil Bem Cuidado | Foto: Carolina Antunes/MS

Na última segunda-feira, 08 de abril, a ABIFINA foi convidada a acompanhar a Coletiva de Imprensa Temática sobre Ações Realizadas pelo Ministério da Saúde e Anúncios Relacionados. George Cassim, Diretor de Relações Governamentais e Legislativo da ABIFINA, representou a associação no evento, que teve como destaque a ampliação do acesso da população a profissionais especialistas através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Acompanhada do novo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda e da secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, a coletiva de imprensa da Ministra Nísia Trindade, realizada no Palácio do Planalto, abordou o lançamento de um ciclo integral de cuidado, focando na assistência na Atenção Primária, a porta de entrada do SUS, e no acesso a especialistas. O novo programa, Mais Acesso a Especialistas, visa reduzir o tempo de espera e garantir um diagnóstico mais ágil e tratamento adequado, incluindo a utilização da telessaúde. A atenção está centrada no paciente e suas necessidades, integrando exames, consultas e acompanhamento da saúde durante o processo. Além disso, foram anunciados investimentos em telessaúde, ampliação das Equipes de Saúde da Família e do programa Mais Médicos, e a criação de Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) para otimizar o atendimento e reduzir as filas de espera. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na coletiva, destacou a importância da ampliação da cobertura vacinal, uma das conquistas da atual gestão. Combatendo a fake News e incentivando a população a se proteger contra doenças, Lula se vacinou contra a gripe durante o evento. Ele também ressaltou a importância do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o alcance das metas do Ministério da Saúde, que inclui investimentos em Atenção Primária, Atenção Especializada, Preparação para Emergências em Saúde, Complexo Industrial da Saúde e Telessaúde. O PAC visa melhorar a qualidade, o acesso e a equidade do SUS, com investimentos em infraestrutura e equipamentos para ampliar a cobertura de serviços de saúde. 

A transmissão completa do evento está disponível no Canal do YouTube do Ministério da Saúde, acesse: https://youtu.be/FV6k-Tv0Zxg  

Com informações do Ministério da Saúde. 

Anterior

ABIFINA presente no Lançamento da Plataforma de Dados de Patenteamento para o Setor Farmacêutico

Próxima

ABIFINA realiza 1º Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual