Jandira apresenta relatório sobre complexo industrial da saúde na Fiocruz

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) esteve na Fiocruz nesta nesta quinta-feira (15/12) para apresentar o relatório final da Subcomissão Especial de Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, que indicou a dependência da indústria farmacêutica nacional em relação aos insumos importados. Para a parlamentar, o assunto merece prioridade na agenda política do governo. “A nossa estratégia no momento é de buscar os canais de negociação para podermos convencer o governo de que este tema seja prioridade em um projeto de desenvolvimento nacional”, disse.

Jandira apresenta o relatório durante encontro no auditório da Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, disse que a primeira audiência pública sobre o tema foi justamente na Fiocruz e destacou que o governo começa a reconhecer de que a saúde é importante para as políticas públicas no país. “A presença do ministro Alexandre Padilha no conselho de desenvolvimento industrial é um dado importante”, observa.

Sobre o relatório, um dos principais problemas identificados pelo grupo foi a dependência da indústria farmacêutica nacional em relação aos insumos importados. Para a presidente da subcomissão, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), essa realidade prejudica o enfrentamento de doenças que são “negligenciadas” pelos laboratórios estrangeiros. “Não podemos fazer com que alguém que tenha turbeculose ou malária, doenças que o mercado não quer saber porque não dá lucro, dependa de um laboratório internacional.

Precisamos ter nossa produção segundo nosso perfil epidemiológico e os programas prioritários do SUS”, defende.

O relatório indica que, segundo a Associação Brasileira da Indústria Químico-Farmacêutica, a produção nacional de fármacos abastece apenas 17% da demanda interna. Outro levantamento, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, aponta que 95% dos ativos farmacêuticos vêm de fora. Sobre a produção nacional farmacêutica o presidente da Laborvida, Lelio Augusto Maçaira (representando Abifina) ressaltou que os laboratórios oficiais que recebem recursos do SUS deveriam seguir o exemplo da Farmanguinhos – que só compra insumos produzidos pela farmoquimica nacional. “Por isso é fundamental a criação de leis para garantir este mecanismo”.

Segundo o relatório, a dependência externa de fármacos também prejudica a balança comercial brasileira da saúde, que possui deficit da ordem de US$ 10 bilhões. Mesmo quando a produção nacional é significativa, como no caso das vacinas, há mais despesas do que receitas: o parecer da subcomissão aponta que a compra de vacinas é responsável por 11% do deficit da balança comercial do setor. “Os laboratórios hoje dão uma cobertura de 85% do calendário de vacinação, mas a gente ainda importa muita vacina que não produz. Então, o deficit da balança comercial fica muito alto porque aquilo que a gente importa é muito caro”, explica Jandira Feghali.

Entre as sugestões da subcomissão está uma indicação ao Executivo para que atue no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) com o objetivo de isentar de ICMS as operações com medicamentos e fármacos. Há também projetos de lei para modificar regras de patentes de remédios.

Presenças: Participaram da reunião Jorge Bermudez (vice-presidente de produção e inovação em Saúde da Fiocruz), Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz), Celso Barbosa (diretor de saúde da Marinha e Lelio Augusto Maçaira (representando Abifina e presidente da Laborvida).

By ascom on 16 de dezembro de 2011 19:54

VÍDEO: íntegra da sessão ordinária da Comissão de Seguridade Social

Anterior

Última reunião da RedesFito em 2011

Próxima

Rastreabilidade no Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

Rastreabilidade no Sistema Nacional de Controle de Medicamentos