C&T Meio Ambiente – BR 

Qui, 18 de Junho de 2015 11:10 

Escrito por Agência Gestão CT&I 

A biodiversidade é um patrimônio brasileiro que ainda engatinha no seu modo de conhecimento e exploração. Diante das dificuldades pela legislação de outrora, pouco foi estudado sobre a extensão da variedade de espécies da fauna e da flora nacionais. Para tanto, um grupo de representantes do governo, da academia, da sociedade civil organizada, da iniciativa privada e de povos e comunidades tradicionais formularam propostas de indicadores destinados a avaliar se o Brasil está conseguindo implementar as 20 metas nacionais de biodiversidade, construídas a partir das metas de Aichi, propostas pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

As metas são divididas em cinco grandes objetivos estratégicos, cada uma atendendo a uma especificidade. As metas podem ser conferidas neste link. “O objetivo do governo é ter essas metas todas implementadas até 2020, daí a necessidade de estabelecermos esses indicadores”, afirmou o gerente do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Lídio Coradin.

Os conceitos e significados para cada meta nacional foram definidos pelo colegiado e os resultados serão sistematizados pelos técnicos do ministério e da União para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês. O primeiro encontro entre as partes está previsto para acontecer em julho deste ano.

Depois de avaliados, os resultados apurados serão encaminhados para avaliação da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio). O material será analisado e as conclusões aprovadas serão implementadas posteriormente, provavelmente por meio de uma resolução.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do MMA

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA - O BRASIL PRECISA DE UM PROJETO NACIONAL DE REINDUSTRIALIZAÇÃO
Anterior

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA - O BRASIL PRECISA DE UM PROJETO NACIONAL DE REINDUSTRIALIZAÇÃO

Próxima

Workshop mostra oportunidades de inovação a empresas