REVISTA FACTO
...
Set-Dez 2020 • ANO XIV • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

SAÚDE ANIMAL NO BRASIL: OS DESAFIOS PARA O MAIOR AGRONEGÓCIO DO PLANETA

A sociedade mundial nunca valorizou tanto o conceito de saúde única como em 2020. Os aspectos relacionados à pandemia da covid-19 demonstraram como estamos sujeitos às ameaças biológicas no planeta. Como na grande maioria das pandemias, a origem do vírus está associada aos animais. Por esse motivo, a saúde animal é peça fundamental não só na manutenção, mas na segurança alimentar e na prevenção de novas ameaças a humanidade.

No início do século XXI, o planeta ficou em alerta com a possibilidade de uma pandemia de influenza transmitida por aves. A mobilização de agências em todo o mundo proporcionou uma estrutura de reação rápida, que felizmente não precisou ser acionada. O Brasil investiu maciçamente em biosseguridade e em estruturação da cadeia produtiva, por meio de sua integração, evitando a ocorrência de focos de influenza aviária de alta patogenicidade no País, a despeito da ocorrência em outros países da América.

Esses ensinamentos promoveram a reestruturação da defesa agropecuária sob a tônica de planejamento e vigilância, e também de gerenciamento de capacidades humanas e materiais. Com a escassez de recursos para investimentos no setor público, os esforços se concentraram no planejamento estratégico por meio de recursos disponíveis na autoridade sanitária. Exemplo claro foi a revisão do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa com uma visão ousada para a última fase de enfrentamento da doença e a retirada da vacinação. O reconhecimento de país livre da doença ocorreu em 2018 e foi considerado uma das maiores conquistas sanitárias do planeta, em face da extensão de nosso rebanho e o gigantismo do território.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sempre teve papel estratégico na coordenação das agendas internacionais de prevenção, monitoramento e controle de doenças, reconhecendo protocolos e debatendo o tema nos mais altos níveis técnicos. A ocorrência de surtos e doenças nos países signatários dessa organização deve ser a ela reportada, visando à redução da possibilidade de sua dispersão em escala global, estimulando a colaboração entre técnicos e promovendo a credibilidade dos parceiros comerciais. O Brasil é reconhecido como grande colaborador nesse fórum, o que nos possibilita a manutenção da credibilidade de nossos mercados.

Nas diversas reformas estruturais que o governo brasileiro promoveu nas agências de controle, como a realizada na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o segmento dos insumos agropecuários sempre foi considerado de grande relevância. Entretanto, a política pública para qualquer insumo agropecuário deve ser baseada fundamentalmente na sanidade. Foi essa premissa que estruturou o atual Departamento de Saúde Animal (DSA), em cujo organograma está prevista a área dedicada a insumos veterinários (medicamentos e vacinas).

Essa mudança é estratégica pela necessidade de gerenciamento dos insumos veterinários, sempre inclinada ao objetivo da saúde animal. Os diferentes programas sustentados pela autoridade sanitária são as bases para a orientação do setor privado, seja na indústria, seja nos serviços, no oferecimento de ferramentas para a produção agropecuária. Os insumos são produtos tecnológicos que sustentam a produção e, portanto, devem estar a serviço da saúde animal e conectados com seus objetivos. Dessa forma, será possível coordenar prioridades dentro dos objetivos do DSA e promover ajustes e adaptações na cadeia de suprimentos de modo mais ágil e eficiente.

Um exemplo de grandes possibilidades dessa nova organização é o enfrentamento à resistência microbiana, um esforço global que carece de uma íntima integração entre as tecnologias disponíveis e as boas práticas pecuárias.

A política adotada pela autoridade sanitária para a erradicação da febre aftosa, por meio do modelo de vacinação compulsória, promoveu o desenvolvimento de um grande parque industrial no Brasil, de altíssima qualidade, que precisa ter atenção durante sua readaptação à nova situação sanitária do País. Respeitar os investimentos em ciência e tecnologia que nos trouxeram a essa excelência sanitária é um ato de coerência, necessário para enfrentar nossos próximos desafios. Uma proposta interessante é a possibilidade de manipulação de cepas exóticas da doença, consideradas a condição de biossegurança da nossa indústria e a capacidade de nossos técnicos para exportação de insumos.

Outra questão evidente é a necessidade de uma visão estratégica para a sustentabilidade de nossos programas sanitários. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose passou por uma revisão recente em que os inquéritos epidemiológicos foram atualizados. Isso possibilita uma nova visão de futuro para o saneamento de propriedades e o enfrentamento dessas zoonoses, seja para a melhoria da qualidade do leite, por exemplo, ou mesmo para a redução da pior das externalidades, a sua transmissão para humanos. Com esse esforço, há a possibilidade real de estreitamento com instrumentos clássicos de política agrícola, como o seguro rural sanitário, um desejo antigo do setor pecuário.

Entretanto, o fornecimento de insumos para testes de tuberculose se tornou um gargalo sensível para o avanço do programa há alguns anos. Esse cenário nos mostrou com clareza que a construção de programas sanitários exitosos deve contar com a conscientização de produtores rurais no que diz respeito às vantagens de sua aplicação, mas também da percepção do setor industrial quanto à viabilidade comercial de sua participação.

A política de prioridades adotada pelo Ministério da Agricultura em 2016 visou à aplicação de um objetivo importante da política agrícola no Brasil: “eliminar as distorções que afetam o desempenho das funções econômica e social da agricultura” (Lei nº 8.171/1991).

Ao definir estratégias para as prioridades de registro, o Mapa orienta a oferta de insumos aos reais desafios da produção agrícola e aos investimentos na sua produção. Na área veterinária, o aperfeiçoamento da política ocorreu com a edição da Portaria nº 72/2017. Os efeitos práticos dessa orientação puderam ser percebidos na concessão de prioridades para as inovações tecnológicas. A previsibilidade para o registro de uma nova tecnologia atualmente é de 12 meses.

A conclusão sobre como orientar os recursos do Estado para atender à sua missão de promoção da saúde se deveu nos últimos anos muito mais à reengenharia administrativa do que aos investimentos clássicos em estrutura e mão de obra. A necessária aproximação com agências de outros países também possibilitará a redução da assimetria temporal de ofertas de soluções tecnológicas e nos manterá ainda mais competitivos, seja nos produtos agropecuários, seja no nosso potencial de fornecimento de insumos para todo o mundo.

Luis Eduardo Pacifici Rangel
Luis Eduardo Pacifici Rangel
Auditor Fiscal Federal Agropecuário, ex-Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
BIOTECNOLOGIA, UMA ROTA PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO
Anterior

BIOTECNOLOGIA, UMA ROTA PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO

Próxima

IMPULSO NECESSÁRIO ÀS FARMOQUÍMICAS NACIONAIS

IMPULSO NECESSÁRIO ÀS FARMOQUÍMICAS NACIONAIS