REVISTA FACTO
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Jan-Mar 2016 • ANO X • ISSN 2623-1177
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//Artigo

JOGANDO NA OFENSIVA: OUROFINO AGROCIÊNCIA

Plantar, colher, levar alimento e energia de qualidade para o mundo. Essa é a missão da Ourofino Agrociência, empresa 100% brasileira e considerada uma das mais modernas no segmento de defensivos agrícolas. Fundada em 2010 por Norival Bonamichi e Jardel Massari, presidente e vice-presidente, respectivamente, a empresa nasceu com o objetivo de ser presente na rotina do agricultor, fomentando a agricultura criativa e o crescimento saudável do setor.

ATUANTE NO SEGMENTO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, A EMPRESA BRASILEIRA MOSTRA POR QUE ESTÁ EM CAMPO

Plantar, colher, levar alimento e energia de qualidade para o mundo. Essa é a missão da Ourofino Agrociência, empresa 100% brasileira e considerada uma das mais modernas no segmento de defensivos agrícolas. Fundada em 2010 por Norival Bonamichi e Jardel Massari, presidente e vice-presidente, respectivamente, a empresa nasceu com o objetivo de ser presente na rotina do agricultor, fomentando a agricultura criativa e o crescimento saudável do setor.

Em apenas cinco anos, o sucesso da gestão e do direcionamento no mercado possibilitou um grande crescimento, o que trouxe à Ourofino, em 2015, faturamento de mais de R$ 530 milhões. “A confiança em nossos produtos e em nossa equipe é fruto de um trabalho respeitoso e dedicado junto aos produtores. Somos uma empresa dinâmica, ágil e que busca sempre estar ao lado do agricultor, oferecendo as melhores soluções e práticas inovadoras. Esses são alguns dos motivos que nos consolidaram no mercado”, afirma Everton Molina Campos, gerente de Marketing e Inteligência Competitiva da Ourofino Agrociência.

Incremento de portfólio, registros de produtos, soluções efetivas para crises na lavoura, novas fórmulas, prestação de serviços de industrialização, aumento de market share e faturamento foram algumas das consagrações em meia década de história da Ourofino Agrociência.

Atualmente, a empresa conta com uma equipe formada por mais de 320 profissionais, localizados nas unidades de Uberaba (MG), Guatapará (SP) e Ribeirão Preto (SP), onde está a sede administrativa, e mais um time em campo com 70 representantes técnicos, que visitam os clientes com regularidade.

Para manter a qualidade de seus produtos, a Ourofino Agrociência também possui um escritório em Xangai, na China, desde 2012. Lá trabalham profissionais que mantêm contato com fornecedores de matéria-prima e realizam constantes inspeções para que se mantenha o padrão exigido.

MERCADO

Diante da instabilidade política e econômica que fez o País estagnar com a desvalorização da moeda, a redução do PIB, o aumento da inflação, a elevação dos juros e a dificuldade de acesso ao crédito, a Ourofino deu um passo a frente e se recriou para o setor, driblando a crise.

Em 2015, adotou novas estratégias de vendas, investiu e reestruturou o organograma e as diretrizes da organização. Para fechar o gol e entrar com o pé direito neste novo ciclo, a Ourofino convocou os sócios- -proprietários e um comitê, formado por diretores de marketing e R&D, vendas, supply, logística e indústria, para trazerem à empresa mais conexão com as necessidades do mercado e tomar de decisões de forma mais prática, rápida e precisa.

“A Ourofino mudou seus rumos em 2015 para se preparar para essa nova realidade do mercado e deu muito certo. Este ano, devemos continuar colhendo bons frutos dessa mudança de estratégia e consolidar nossa posição no mercado. Este é o momento da empresa se posicionar junto aos clientes e fornecedores, mostrando ser capaz de firmar parcerias de longo prazo e que possam trazer benefícios mútuos”, comenta Marcelo Abdo, diretor Financeiro da Ourofino Agrociência.

Em 2016, a empresa ampliará as vendas para usinas e cooperativas, em curto prazo, e buscará novos projetos para comercializar produtos e serviços. “Sabemos que será um ano difícil para a economia brasileira. No entanto, acreditamos que o agronegócio será contra o fluxo. O Real desvalorizado deve ajudar na manutenção da competitividade do grão brasileiro e o mercado sucroenergético deve ter um período favorável, ao contrário da crise enfrentada nos últimos anos. Para a Ourofino, tudo isso se apresenta como oportunidade. Acreditamos que 2016 será de consolidação e que, fazendo a lição de casa bem feita, estaremos estrategicamente posicionados para os próximos anos”, afirma Abdo.

TECNOLOGIA

Hoje, a empresa possui 19 produtos no portfólio e mais de 30 já foram submetidos para registro, com expectativa de chegarem ao mercado nos próximos cinco anos. São herbicidas, fungicidas, inseticidas e maturadores, principalmente, para cana-de-açúcar, soja, milho e algodão. Um dos futuros destaques é para combater os fungos da soja.

”Com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar (fitopatologistas, pesquisadores, especialistas em formulações, supply e área regulatória), estamos criando um produto inovador, que deverá chegar ao mercado em breve”, destaca Luciano Galera, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento.

Novos produtos para culturas como pastagem, café, citrus e trigo também estão previstos. Para construir um futuro sólido e receber as novidades com organização da demanda, a empresa também passou por reestruturações nas áreas de marketing, desenvolvimento e pesquisa.

“A Ourofino precisa estar conectada com as necessidades dos produtores e com as tendências tecnológicas, atendendo com qualidade e agilidade todas as demandas”, diz Galera.

A FÁBRICA

Localizada em um cinturão químico em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a fábrica está construída em uma área de 40 mil m² e possui capacidade de produção de 100 milhões de litros ao ano.

Com equipamentos modernos, o projeto foi concebido dentro dos padrões “World Class Manufacturing”. A planta é composta por duas fábricas independentes, sendo uma para a produção de herbicidas e outra destinada a fungicidas, inseticidas, espalhantes adesivos e óleo mineral, o que evita riscos de contaminação cruzada. O processo de produção é altamente automatizado, focado em segurança do trabalho, qualidade dos processos, saúde dos funcionários e cuidado com o meio ambiente.

Outro diferencial da Ourofino Agrociência é o espaço criado para teste e desenvolvimento das soluções: o Centro de Pesquisa Agronômica, certificado pelo governo brasileiro através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na fazenda experimental, todas as soluções são testadas e desenvolvidas por uma equipe altamente qualificada para, posteriormente, liberação dos produtos no campo.

Tantos cuidados, estudo e responsabilidade com a agricultura brasileira trazem à Ourofino um placar repleto de certificações em práticas de fabricação (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão de saúde e segurança do trabalho (OHSAS 18001). Em 2016, aguarda-se a certificação da ISO 17025, que atesta a capacitação técnica da equipe de laboratórios para realização de análises.

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