REVISTA FACTO
...
Out-Dez 2014 • ANO VIII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

A ABIFINA - VOCAÇÃO TÉCNICA E ATUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

A ABIFINA é uma entidade empresarial que apresenta grande diferencial quanto a instituições similares pela diversidade de setores envolvidos em sua representação – o complexo da química fina, que alia produtores privados e públicos – e também pela profundidade técnica com que aborda essa amplitude de temas e segmentos produtivos. Apesar de 2014 ter sido um ano turbulento, em meio à Copa e às eleições, foi um período recheado de assuntos relevantes, com importantes discussões técnicas conduzidas em todas as áreas representadas.

Ao completar 28 anos de existência em 2014, a ABIFINA lançou um novo site da entidade, com melhor navegabilidade, mais informações, serviços e uma área exclusiva para as empresas associadas. Outro destaque a mencionar foi a realização da quinta edição do Seminário sobre Inovação e Desenvolvimento (SIPID), no Rio de Janeiro, com o mote “Estado, Desenvolvimento e Inovação”.

Ainda este ano, a entidade foi privilegiada pela adesão de novos associados, entre eles, Iquego, FAP, Lafepe, Funed, Hygeia Pesquisa e Desenvolvimento em Biotecnologia, Newco Trials Pesquisa Científica, Hemobrás e IBMP.

Através de seus Comitês Especializados, e sob a orientação do Conselho Administrativo da ABIFINA, destacaram-se as seguintes ações conduzidas pela entidade em 2014:

No seu Comitê FARMO (farmoquímico e farmacêutico) foram debatidos importantes temas como intercambialidade de medicamentos, logística reversa, priorização de análise de petições de registro de medicamentos e sistema nacional de controle de medicamentos. Foi ainda amplamente debatido o novo marco regulatório das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), recentemente apresentado pelo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, que altera as diretrizes e os critérios para a definição da lista de produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, para o estabelecimento das PDPs.

Nesse âmbito, a Gerência Técnica da ABIFINA ainda contribuiu em diversas Consultas Públicas da Anvisa, debatendo e propondo ações em: critérios para a priorização da análise técnica de petições de registro, pós-registro, anuência prévia em pesquisa clínica de medicamentos, procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos, intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência, liberação paramétrica, terceirização, prazo para cumprimento de exigências técnicas e arquivamento temporário de petições, produção em área compartilhada, Monografias Farmacopeicas, certificação de Boas Práticas em Biodisponibilidade e Bioequivalência, métodos microbiológicos alternativos e guia para obtenção do perfil de degradação, identificação e qualificação de produtos de degradação.

Muitas resoluções foram discutidas pela ABIFINA com a Anvisa, como inclusão e retificação de Denominações Comuns Brasileiras, descontinuação de fabricação ou importação de medicamentos, definição do Preço Fabricante e do Preço Máximo ao Consumidor, critérios para peticionamento de autorizações de empresas, registro de medicamentos fitoterápicos e o registro e a notificação de produtos tradicionais fitoterápicos, procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos, priorização da análise técnica de petições de registro, pós-registro e anuência prévia em pesquisa clínica de medicamentos e produtos biológicos, pontuação dos critérios para a priorização da análise técnica de petições, lista de fármacos candidatos à bioisenção, Certificação de Boas Práticas para estudos de Biodisponibilidade/Bioequivalência, roteiro de inspeção nos centros, intercambialidade de medicamentos, nomes dos medicamentos, critérios para a concessão e renovação do registro de medicamentos e vinculação do registro do medicamento ao protocolo de Documento Informativo de Preço na CMED/Anvisa.

A Gerência Técnica também participou ativamente das Reuniões da Diretoria Colegiada da Anvisa e de sua Conferência Internacional de Insumos Farmacêuticos Ativos, além de discussões sobre a Rede Nacional de Métodos Alternativos.

No Comitê BIO, foi debatido extensamente o PL de acesso ao patrimônio genético e repartição de benefícios, inclusive com apresentações no Congresso Nacional e no Canal Saúde (Fiocruz). Diversas contribuições da ABIFINA foram inclusas no PL, entre elas, o cadastro em vez de autorização, a repartição de benefícios apenas para o produto final, a possibilidade de repartição de benefícios não monetária, o entendimento do conceito de desenvolvimento tecnológico, a exclusão do termo bioprospecção e a isenção para a pesquisa. Alguns pontos ainda estão sendo analisados e discutidos pela entidade, que continuará contribuindo para que o substitutivo seja aprovado e publicado da melhor forma possível.

Nesse contexto, a ABIFINA também realizou diversas reuniões com os Ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Ibama, tendo participado de importantes eventos como: “Medicamentos fitoterápicos – Novas normas no Brasil e cenário atual na Europa”; “Biotecnologia aplicada à saúde”; “Estudos não-clínicos para desenvolvimento de fitoterápicos”; IX Fórum Internacional de Medicamentos Fitoterápicos; e 1ª Roda de Conversa da RedesFito. Em sua sede, foram realizados debates sobre o mercado de medicamentos biológicos, biotecnologia e inovação a partir da biodiversidade.

No Comitê AGRO, a Gerência Técnica participou de reuniões envolvendo governo, BNDES e associadas, para propor uma agenda de ações na área de defensivos agrícolas. Essa agenda vem sendo proposta pela ABIFINA às diversas agências do governo federal, contando com o suporte do BNDES e do setor produtivo nacional. Participou do ciclo de “Treinamento de instrução e preparação de documentação para registro de produtos agrotóxicos, componentes e afins”, para treinamentos em registro no Ibama, Anvisa e Mapa, além de ter participado de eventos como o II Workshop Agricultura e Polinizadores, o seminário “Diálogos setoriais sobre o controle e regulação de agrotóxicos e biocidas” e reuniões da CTIA, Mapa e Ibama.

No Comitê de Propriedade Intelectual, a Gerência Técnica organizou debates com autoridades públicas e de expressão internacional sobre relevantes temas de propriedade intelectual como a situação atual da anuência prévia da Anvisa e os pedidos não anuídos e não publicados pelo INPI, ações estratégicas para a priorização de pedidos e diminuição do backlog INPI/Anvisa, propriedade intelectual de produtos e processos farmacêuticos prioritários para a saúde, a portaria que altera a competência para análise da anuência prévia para a concessão de patentes de produtos e processos farmacêuticos (que passa a ser da Superintendência de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa), o projeto de lei que pretende permitir o registro de patentes de substâncias e de materiais biológicos obtidos, extraídos ou isolados da natureza e o exame de patentes nos EUA após o caso Myriad-Mayo.

Através de seu Grupo de Apoio Jurídico, a ABIFINA deu entrada no STJ em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o parágrafo único do art. 40 da Lei 9279/96, matéria que vem causando inúmeros problemas às empresas nacionais e que já contava com pareceres de eminentes juristas, inclusive no âmbito do Judiciário, sobre a inconstitucionalidade desse dispositivo colocado na lei brasileira.

Na área de comércio exterior, a Gerência Técnica participou da Reunião Preparatória para o Diálogo Comercial Mdic- DOC, encaminhou suas contribuições à secretaria da Câmara de Comércio Exterior quanto à consulta pública instaurada sobre a retaliação do contencioso “Estados Unidos da América – Subsídios ao Algodão”, participou do Seminário Antidumping e Interesse Público, das 23ª e 24ª edições do Seminário de Operações de Comércio Exterior, e do Encontro Nacional de Comércio Exterior 2014.

Na área de capacitação de recursos humanos, a Gerência Técnica vem realizando cursos e oficinas na sede da ABIFINA para empresas e instituições nacionais, no escopo do Projeto de Capacitação para as Empresas da ABIFINA, aprovado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Assim também foram realizadas oficinas na sede das empresas e instituições EMS, Aché, Cristália, Biolab, ENSP/Fiocruz, Farmanguinhos, Bio-Manguinhos, sobre os temas “Learn by doing e Learn by research”, “Ferramentas para Inovação: Técnica de Brainstorming aplicada à indústria e ICTs”, “Técnicas de questionamentos de suposições para inovação” e “Técnica de Scamper aplicada à indústria e NITs”, “Prospecção Tecnológica de Documentos de Patentes e Documentação Científica”, “Redação de Patentes – teórico e prático”, “Gestão Integrada do Conhecimento: suas interfaces para o incremento e a sustentação da Inovação”, e “Valoração de Tecnologias”.

Em temas e segmentos industriais novos, a Gerência Técnica da ABIFINA vem participando de importantes discussões, com algumas ações já realizadas, como o encontro com a Divisão de Farmacêuticos do Mapa para tratar dos requisitos para obtenção de registro de Medicamentos Veterinários e a participação em reuniões sobre nanotecnologia e cosméticos com agências do governo federal e entidades parceiras. Em 2015, a Gerência Técnica deve iniciar trabalho enfocando outros temas e segmentos industriais de interesse dos associados, como biocosméticos, alimentos funcionais, saúde animal e nanotecnologia.

Anterior

SEM INOVAÇÃO NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL SUSTENTÁVEL

Próxima

PRODUÇÃO NACIONAL DE MEDICAMENTOS: O QUE PODEMOS ESPERAR COM OS AJUSTES NA ECONOMIA BRASILEIRA?

PRODUÇÃO NACIONAL DE MEDICAMENTOS: O QUE PODEMOS ESPERAR COM OS AJUSTES NA ECONOMIA BRASILEIRA?