REVISTA FACTO
...
Abr-Jun 2014 • ANO VIII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

INSTITUTO VITAL BRAZIL: DESDE 1919 EM DEFESA DA SAÚDE, DA CIÊNCIA E DA VIDA

Há 95 anos, em 3 de junho de 1919, nascia o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, criado pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, que deu origem ao Instituto Vital Brazil. O Instituto já vinha como referência na área de soros antipeçonhentos, pois o cientista foi fundador do Instituto Butantan, em 1899. Vital Brazil foi o descobridor da especificidade da soroterapia antipeçonhenta, marco na história mundial, e, até hoje, a forma mais eficaz de salvar vidas de pessoas acidentadas por animais peçonhentos.

Há 95 anos, em 3 de junho de 1919, nascia o Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária, criado pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, que deu origem ao Instituto Vital Brazil. O Instituto já vinha como referência na área de soros antipeçonhentos, pois o cientista foi fundador do Instituto Butantan, em 1899. Vital Brazil foi o descobridor da especificidade da soroterapia antipeçonhenta, marco na história mundial, e, até hoje, a forma mais eficaz de salvar vidas de pessoas acidentadas por animais peçonhentos.

Em 10 de fevereiro de 2014, a soroterapia antipeçonhenta completou 120 anos. O tempo não diminuiu a sua importância no campo da saúde. O cientista Vital Brazil observou queo soro usado na época nos casos de acidentes com serpentes não poderia ser empregado contra o veneno de qualquer tipo de cobra. O soro para tratamento da época havia sido descoberto em 1894 e apresentado na Sociedade de Biologia da França pelos cientistas franceses Césaire Auguste Phisalix e Gabriel Bertrand, do Museu Nacional de História Natural, e por Albert Calmette, do Instituto Pasteur. “Na verdade, só era eficaz para o veneno da naja, serpente encontrada na Indochina”, explica Érico Vital Brazil, neto do cientista.

A descoberta de Vital Brazil foi um marco para o segmento e seus estudos passaram a ser reconhecidos mundialmente. Pouco tempo depois, e após uma série de experimentos, o médic brasileiro confirmou que a especificidade dos soros antipeçonhentos estava relacionada ao gênero da serpente. A descoberta estabeleceu um novo conceito na imunologia e, pela primeira vez, a Medicina tinha um produto realmente eficaz no tratamento de acidentes ofídicos. A partir da descoberta, o pesquisador começou a desenvolver os soros específicos para os venenos das serpentes brasileiras, no Instituto Butantan. Em agosto de 1901, os primeiros soros antiofídicos já começavam a ser distribuídos.

Pouco tempo depois, houve uma grande projeção do trabalho de Vital Brazil, inclusive internacionalmente. Seus produtos foram exportados para Europa, países do Oriente e Américas. Em 11 de setembro de 1943, foi inaugurada a atual sede. As instalações foram pioneiras, pois adotavam soluções tecnológicas de grande impacto em ambientes de saúde e são consideradas um marco da arquitetura moderna do País.

Vital Brazil Mineiro da Campanha faleceu em 8 de maio de 1950, aos 85 anos, mas seu legado perdura até os dias atuais. “Meu pai se recusou a vender o Instituto Vital Brazil a um dos grandes laboratórios estrangeiros que, na época, no pós-guerra, começavam a dominar o cenário farmacêutico mundial. Dizia que o Instituto deveria ser do Estado, pois certamente viriam boas e más administrações, mas independentemente disto a instituição permaneceria”, disse Eglon Vital Brazil, um dos quatro filhos ainda vivos, dos 18 que o cientista teve. Em 1957, o Instituto tornou-se órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

95 ANOS DEPOIS, INSTITUTO ALIA TRADIÇÃO À INOVAÇÃO

Hoje, o Instituto é um dos laboratórios oficiais. Produz soros hiperimunes (antiofídicos, antiescorpiônico, antirrábico e antitetânico) e é o único produtor do soro contra picadas da aranha viúva negra (soro antilatrodético), cujo veneno é muito tóxico e pode levar à morte. Os soros produzidos são fornecidos de forma gratuita aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com os registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, só no ano de 2012, houve mais de 140 mil casos de acidentes com animais peçonhentos.

Desde 2007, o Instituto avança no aprimoramento de sua plataforma produtiva e tecnológica e expande seu campo de atuação, que hoje compreende, além dos soros, kits diagnósticos/produtos para saúde para o SUS e medicamentos de alta complexidade, estratégicos para o Ministério da Saúde. Além disso, realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social.

Em junho de 2012, o Instituto entregou o primeiro lote de medicamentos de alta complexidade para o Ministério da Saúde, a Rivastigmina, utilizada no tratamento de portadores da doença de Alzheimer. Poucos meses depois, entregou ao mesmo órgão o Imatinibe, usado em pacientes com leucemia mieloide crônica ou com tumor do estroma gastrointestinal. Ambos são desenvolvidos por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), estratégia do governo federal para integrar setores público e privado, a fim de estimular a fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o Complexo Industrial da Saúde.

HOJE, O INSTITUTO CONTA COM 13 PRODUTOS ASSINADOS EM FORMA DE PDPs. SÃO ELES:

MEDICAMENTOTRATAMENTO
AdalimumabeArtrite Reumatoide
BevacizumabeOncológico + Degeneração Macular
BiotinaDeficiência de biotinidase
CetuximabeOncológico
Dispositivo de Hipotermia CerebralSequelas em casos de traumatismo crânio-encefálico
EtanercepteArtrite Reumatoide
InfliximabeArtrite Reumatoide
ImatinibeLeucemia Mieloide Crônica e Tumor gastrointestinal
OctreotidaAcromegalia
RivastigminaAlzheimer
RituximabeArtrite Reumatoide
Solução para preservação de órgãosSolução para preservação de órgãos abdominais destinados ao transplante
TrastuzumabeOncológico

Todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS aos pacientes cadastrados.

ONDE ESTAMOS

Atualmente, o Instituto Vital Brazil conta com cinco campi: a sede, em Niterói; a Fazenda Vital Brazil, em Cachoeiras de Macacu (inaugurado em 2010); o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), na Gávea (inaugurado em 2013); o Módulo Científico e Cultural, em Tanguá (inaugurado em 2014); e a Plataforma Tecnológica Industrial, em Resende (em finalização).

Cada uma das unidades tem uma função específica. A sede é o coração do Instituto, com a produção de soros hiperimunes e toda a estrutura administrativa e financeira. A Fazenda Vital Brazil abriga a mais moderna central de plasma do País. É lá que os cavalos são criados e tratados. A fazenda é pensada sempre com base na sustentabilidade ambiental, social e econômica. O terceiro campus, o Cepe, tem como foco as questões relacionadas à terceira idade, com a promoção do envelhecimento saudável e a criação de novas pesquisas e propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso.

A unidade em Resende ainda não foi inaugurada. O espaço será transformado na plataforma tecnológica industrial do Instituto e vai sediar as unidades de desenvolvimento e produção de medicamentos e produtos para o Ministério. O recém–inaugurado campus em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, foi estruturado para ser um polo de educação ambiental e de saúde pública, além de ser um local de desenvolvimento de tecnologias e material didático sobre animais peçonhentos para pessoas com deficiência (fato inédito na área).

FUTURO

O Instituto Vital Brazil se prepara para o futuro. “O investimento em novos laboratórios busca realizar pesquisas e desenvolver inovações tecnológicas para o SUS, como, por exemplo, o soro antiapílico (contra picada de abelhas – está em fase de estudos clínicos), que é inédito no mundo, e o estudo com animais transgênicos para produção de hormônio de crescimento e fatores de coagulação”, disse Antônio Werneck, presidente do Instituto.

Além disso, o Instituto Vital Brazil quer investir na cultura do saber com a criação do Espaço Científico-Cultural. “Por tudo que foi feito nos últimos anos, por tudo que podemos constatar, é certo afirmarmos que é possível ter uma instituição centenária dinâmica que agrega continuamente valores e promove incontáveis benefícios aos diferentes grupos do estado e de todo o País”, falou o neto do cientista Érico Vital Brazil.

Anterior

FUNED

Próxima

OS AVANÇOS NA POLÍTICA INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL

OS AVANÇOS NA POLÍTICA INDUSTRIAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL