REVISTA FACTO
...
Out-Dez 2013 • ANO VII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

NELSON BRASIL DE OLIVEIRA: 85 ANOS E UMA HISTÓRIA DE LUTA PELA INDÚSTRIA NACIONAL

Líder perseverante, que trabalha por um ideal sem abrir mão de resultados práticos. Que consegue unir algumas das principais cabeças do País para pensar no desenvolvimento econômico e na ética. Mas também um homem generoso, que ensina e sabe valorizar aqueles que acompanham sua trajetória. O 1º vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil de Oliveira, marcou gerações. Marcou também a história da entidade, à qual dedicou mais de vinte de seus 85 anos, completos no dia 13 de outubro, mostrando que é possível fazer um Brasil diferente. Para homenageá-lo, amigos e familiares se reuniram no dia 21 de novembro, na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, onde relembraram, em um ambiente de descontração e emoção, momentos especiais.

O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, entregou para Nelson Brasil uma medalha em reconhecimento à sua “maratona” em favor da indústria nacional. “Quando jovem, eu sonhava ser jogador de futebol. Hoje gostaria de ser Nelson Brasil, uma das poucas pessoas que muito me impressionaram na vida. É um homem destemido e batalhador, que tem Brasil até no nome”, brincou Pacheco.

A noite garantiu também uma homenagem conduzida por Odilon Costa, diretor de Relações Institucionais da ABIFINA, que comandou a festa e entregou um buquê de flores a Marta Azambuja, companheira de Nelson Brasil há 62 anos. Ele destacou a união que garantiu forças para Nelson cumprir seus objetivos. “Marta se dedicou demais a mim. Posso dizer que fui o projeto de uma mulher!”, completou o vice-presidente, orgulhoso.

E esse foi um projeto reconhecidamente bem-sucedido. Nelson Brasil acumulou atuações vitoriosas pela ABIFINA, desde que começou a colaborar para a instituição, nos anos 80, a tendo representado nas negociações do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e outras missões internacionais para negociar barreiras tarifárias e propriedade intelectual.

Foi ainda uma das principais vozes contra as propostas norte-americanas para a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), no que toca à propriedade intelectual, e o sucateamento da base industrial brasileira, incentivado perversamente pelos preceitos do Consenso de Washington (série de propostas do Fundo Monetário Internacional para ajustar as economias dos países em desenvolvimento).

Mais recentemente, Nelson foi uma das figuras fundamentais para a articulação das atuais políticas de desenvolvimento tecnológico- industrial, das encomendas tecnológicas e do uso do poder de compras do Estado. Em todas essas causas, empregou o conhecimento acumulado como engenheiro químico, com especialização no País e no exterior, ex-diretor da Carbonor e ex-diretor da Divisão de Petroquímica e Polímeros do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobras, onde se aposentou. O respeito e a estima que acumulou no setor o fez ser eleito presidente da ABIFINA em 1994, tendo que se afastar do cargo no ano seguinte devido a problemas de saúde. No entanto, até hoje é forte sua presença como 1º vice-presidente da entidade, um compromisso realizado com firmeza, sabedoria e vitalidade.


DEPOIMENTO DE AUTORIDADES E AMIGOS

“Há mais de 10 anos acompanho as contribuições do Nelson para o setor. Brinco que quero chegar à idade dele com a metade da disposição!”

Pedro Palmeira | chefe do departamento da área farmacêutica do BNDES

“Nelson é muito especial. Foi a primeira pessoa a acreditar em mim ainda muito jovem. Ele me apresentou ao universo das associações de indústria e me abriu muitas portas”

Poliana Silva | vice-presidente do Laboratório Simões e diretora da ABIFINA foto Poliana

“Nelson é uma personalidade única, um lutador incansável com uma visão muito clara de onde quer chegar. Ele sempre tem uma palavra animadora para quem precisa”

Roberto Nicolsky | diretor-geral da Protec

“Admiro Nelson por ser uma pessoa firme e ao mesmo tempo amável. Ele tem a capacidade de sempre apresentar uma proposta para os problemas que identifica”

Adelaide Antunes | coordenadora de Pesquisa e Inovação em PI do INPI

“Falar de Nelson Brasil é falar dos esforços para desenvolver tecnologia na indústria farmacêutica e farmoquímica nacional”

Jorge Bermudez | vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz

“A ABIFINA e a indústria nacional devem muito a Nelson. Fico honrado por trabalhar com ele”

Reinaldo Guimarães | ex-secretário do Ministério da Saúde e diretor da ABIFINA

“Sempre perseverante, ele dedicou a vida à causa da soberania nacional por meio da indústria da saúde”

Hayne Felipe | diretor de Farmanguinhos/Fiocruz

“Desde que passou a ser dirigente da ABIFINA, Nelson é o grande lutador que todos conhecem”

Fernando Sandroni | presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia da Firjan 


O TALENTO DE UM GRANDE MESTRE

Institucionalmente, a contribuição de Nelson Brasil de Oliveira foi tão relevante quanto a oferecida ao setor da química fina. Ao longo do tempo, ele se mostrou um grande professor, preparando os profissionais de sua equipe para a gestão da entidade. “Formar recursos humanos faz parte do compromisso com a evolução da ABIFINA”, costuma dizer. Mas Nelson Brasil foi além e deixou para gerações de colaboradores diferentes lições de vida.

“Jovem e sem maturidade, no início tive medo de não corresponder às expectativas do Dr. Nelson. Eu não sabia que estava diante de meu futuro mentor, um homem que me ensinou tantas coisas: devemos ser corretos até nos pequenos atos, toda função dentro de uma empresa é importante e merece dedicação, dar satisfação é uma forma de respeito, e devemos ser humildes para reconhecer e corrigir os próprios erros. O aniversário é dele, mas os presenteados somos nós, que temos o privilégio de conviver com esse grande exemplo de vida”, conta Luciana Bittencourt, secretária executiva da ABIFINA, que trabalha na entidade há 21 anos.

Já a gerente de administração e finanças da entidade, Claudia Craveiro, que está há 23 anos na instituição, foi a primeira funcionária do atual time. “Dr. Nelson sempre foi um líder brilhante, justo e correto. Sou muito grata pela oportunidade de trabalhar ao lado de um chefe dedicado às grandes causas nacionais, mas também a formar jovens profissionais para darem o melhor de si e vestirem a camisa, como ele sempre diz. Muito do que sou hoje aprendi com ele, que sabe ser firme, cobrando resultados, mas também sabe reconhecer um trabalho bem feito, valorizando a sua equipe e colaboradores. Mais que um gestor, ele foi e é muito importante na vida de cada um de nós”.

“Dr. Nelson é um exemplo a ser seguido pela sua competência, sua constante luta pelo País, sua honestidade, sua grandeza de espírito, e principalmente pela sua generosidade em ensinar tanto a tantas pessoas. Sem dúvida somos muito abençoados por tê-lo como mestre, chefe e amigo”, diz a gerente técnica Ana Claudia Oliveira, há sete anos na equipe da ABIFINA.

Anterior

ESTUDO PARA DIVERSIFICAR A INDÚSTRIA QUÍMICA

Próxima

BIO-MANGUINHOS - INOVANDO PARA A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA