REVISTA FACTO
...
Jul-Ago 2009 • ANO III • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

Quem está na Química Fina

No presente número da Facto continuamos a apresentar as empresas associadas da ABIFINA que atuam no complexo industrial da química fina. Em sequência mostramos o que fazem no país uma empresa que explora minérios, uma que opera planta de agroquímicos e dois laboratórios farmacêuticos, sendo um privado e outro oficial.

ITATEX INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MINERAIS LTDA.
Referência em qualidade técnica, a Itatex desenvolve tecnologias específicas para agregação de valor aos minerais industriais, todas baseadas em processos de engenharia nacional. A empresa desenvolve produtos para atender aos seus três principais segmentos de mercado – elastômeros, termoplásticos e tintas. Hoje, oferece mais de 160 opções diferenciadas, cada uma com funções específicas e, ao longo dos últimos dez anos, tem adquirido um know how próprio de muito valor. Com a fábrica instalada em Campinas (SP), a empresa também possui representantes no Uruguai, Argentina e Colômbia.
Em 2007, superou R$ 1 milhão investido na área de pesquisa e construiu três laboratórios, todos devidamente equipados para atender as necessidade de seus clientes e desenvolver novos produtos e aplicações.
A Itatex é a única empresa da América Latina a dominar tecnologias de calcinação e tratamento superficial de especialidades minerais com organosilanos e outras substâncias quimicamente ativas que agregam novas funcionalidades.
Durante a Brasilplast 2009, a Itatex inovou mais uma vez e lançou a família Itagel. A empresa é a primeira no Brasil a dominar a tecnologia de fabricação das organo-argilas, conhecidas também como bentonitas organifílicas, que são voltadas às poliolefinas (PE e PP, entre outros), para a fabricação de nanocompósitos poliméricos. A família Itagel está disponível nas versões: Itagel 2007, Itagel 2008 e Itagel 2009. Ela é composta de produtos com uma nova concepção: as montmorilonitas intercaladas com diferentes sais de amônio quaternário.
 É a inserção do sal de amônio quaternário que possibilita a formação de nanopartículas in situ, durante o processamento de polímeros. As nanopartículas são as responsáveis pela melhora das propriedades mecânicas dos termoplásticos, oferecendo resistência ao amolecimento (aumenta o HDT), reduzindo a permeabilidade aos gases (oxigênio, vapor d’água e dióxido de carbono) e atuando como auxiliar de chama.
O consumo de organo-argilas pelo segmento de plásticos no mercado global vem aumentando ao longo dos anos e sabe-se que existe um grande interesse por parte do polo petroquímico nas organo-argilas. Embora o Brasil, na última década, tenha realizado muita pesquisa acadêmica a esse respeito, não existia, até então, uma empresa nacional que dominasse esta tecnologia. E a Itatex preencheu essa lacuna tecnológica.
Outra tecnologia pioneira desenvolvida pela empresa há quase duas décadas consiste em revestir os microparticulados minerais (silicatos de alumínio calcinados, hidrosilicatos de alumínio e hidrosilicatos de magnésio) com diferentes tipos de organo-silanos. Estes produtos são conhecidos comercialmente como Itasil e melhoram as propriedades mecânicas (rigidez, resistência à flexão, resistência ao risco) e térmicas (HDT, por exemplo) de termoplásticos commodities (PE, PP) e de engenharia (PA, PC e ABS dentre outros).

NUFARM INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA S.A.
A Nufarm é uma empresa do setor agrícola, presente em mais de cem países, com uma estrutura de quatorze fábricas e vinte escritórios. Começou a atuar no Brasil com a aquisição da Agripec Química e Farmacêutica S/A que operou durante 45 anos em Maracanaú (CE).
A empresa tem produtos top de linha, mundialmente conhecidos e utilizados, oferecendo ao agricultor um amplo portfólio para culturas de citros, cana de açúcar, café, milho, tomate, feijão, soja, algodão, batata e pastagens.
No Brasil, a Nufarm possui um parque fabril de 161mil m² localizado em Maracanaú (CE) e cinco centros de distribuição, localizados em Barueri (SP), Ibiporã (PR), Cachoeirinha (RS), Cuiabá (MT) e Maracanaú (CE). Possui ainda um escritório comercial e de marketing em São Paulo (SP).
Trata-se da segunda empresa no ranking dos fabricantes de produtos fitossanitários genéricos e a oitava no ranking mundial dos fabricantes de produtos fitossanitários. Com suas fábricas e escritórios de vendas está presente nos principais continentes, onde emprega mais de 3.000 pessoas, sendo reconhecida pela qualidade dos seus produtos, serviços técnicos e de marketing.
Em conformidade com sua política de saúde, segurança e meio ambiente, a Nufarm investe de forma contínua na gestão ambiental, capacitando seus funcionários na política ambiental e investindo em estratégias para reduzir a geração de resíduos, assim como a correta destinação dos mesmos.
A qualidade dos produtos da empresa começa com uma criteriosa análise e seleção dos fornecedores de matérias-primas e serviços, garantindo que todos os processos produtivos atendam aos padrões de operação e especificações, enquanto os laboratórios de desenvolvimento de formulações e controle da qualidade contam com um grupo técnico altamente capacitado.
O objetivo da empresa é manter seus negócios sem causar efeitos prejudiciais aos seus empregados, à comunidade e ao meio ambiente, assim como lutar pelo desenvolvimento sustentável e por melhorias contínuas.
Também faz parte do dia-a-dia da empresa a responsabilidade social. Além de investir permanentemente na segurança e em treinamento de seus funcionários, a Nufarm também apoia projetos da comunidade de Maracanaú nas áreas de educação, saúde e meio ambiente.
A empresa oferece um ambiente de trabalho onde inovação, criatividade e velocidade são valorizadas. Seus profissionais são estimulados ao aprendizado constante e ao trabalho em equipe, atuando de forma ética com respeito às diversidades culturais e locais.
Reconhecida por estar sempre voltada às necessidades de seus parceiros e clientes, a Nufarm oferece pacotes de soluções inteligentes, inovadoras e de resultado comprovadamente eficaz.

INSTITUTO VITAL BRAZIL S.A.
O IVB foi criado em julho de 1919, pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha. Ocupa uma área de 100 mil m² no bairro de Vital Brazil, na cidade de Niterói, RJ. É uma sociedade por ações, de economia mista e um órgão da administração indireta do Estado do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde e de Defesa Civil.
O IVB é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil, atendendo a todo o setor público, com a produção de medicamentos, produtos biológicos, quimioterápicos e imunobiológicos de uso humano. Realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico e social e serviços que vão dos diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do Estado do Rio de Janeiro.
Fundado em julho de 1919, o IVB chamava-se Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária. Transformou-se, posteriormente, em uma importante empresa privada de pesquisa e produção, fabricando produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. A atual sede do IVB foi inaugurada em 11 de setembro de 1943, pelo Presidente da República, Getúlio Vargas.
A construção da nova sede coincidiu com o momento em que o IVB se encontrava em uma próspera fase econômica. No final da década de 30 seus produtos atendiam não apenas o mercado estadual, mas também o nacional e o internacional. O Presidente Getúlio Vargas favorecia investimentos em indústrias nacionais dirigidas por empresários brasileiros e, com financiamento do Banco do Brasil, foi construída a atual sede do IVB, com terreno doado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em troca do oferecimento à população de serviços de saúde pública.
A ampliação das instalações coincidiu com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando houve expansão da indústria farmacêutica multinacional sobre os países do terceiro mundo. O rápido desenvolvimento tecnológico e os preços aplicados pelas empresas multinacionais dificultavam a sobrevivência das indústrias farmacêuticas nacionais.
Após a morte de Vital Brazil, em 8 de maio de 1950, teve início uma grave crise financeira devido às dívidas feitas para a construção da nova sede do IVB e aos constantes atrasos no pagamento das empresas estatais, principais clientes do instituto. Os herdeiros do cientista viram-se obrigados a lotear parte do terreno do instituto, dando origem ao bairro Vital Brazil. Em 1957, a empresa foi vendida para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o compromisso de que o IVB mantivesse por toda a sua existência o modelo idealizado por seu fundador: ser uma instituição de pesquisa e produção de soros, vacinas e remédios.
Há, portanto, noventa anos o IVB é reconhecido como um importante centro de pesquisas, ensino, desenvolvimento e produção de imunobiológicos, medicamentos, insumos e tecnologia para saúde. É um dos dezoito laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Atende ao setor público, com produção de medicamentos e imunobiológicos de uso humano.
Na condição de tradicional produtor de soros hiperimunes, o IVB faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). No PNI são produzidos antídotos contra tétano, raiva e antipeçonhentos, usados no tratamento de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. O IVB é o único a produzir, com demanda nacional, soro contra picadas da aranha viúva negra, cujo veneno, muito tóxico, pode levar à morte.
Os soros produzidos nos laboratórios oficiais não podem ser adquiridos pelos pacientes em farmácias nem no próprio IVB e não são vendidos a particulares. São aplicados nos Polos de Atendimento – rede de hospitais estrategicamente localizados, para atendimento gratuito aos acidentados.
O IVB está apto a atender à demanda do Ministério da Saúde, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Saúde Municipais. Uma parte dos medicamentos que compõem o portfólio do IVB é destinada à assistência básica, com a produção ligada à Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec). A outra é objeto da Portaria 978 do Ministério da Saúde, que prevê produção de medicamentos de alta complexidade a finalidade de colaborar com o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde. O IVB tem parceria com instituições públicas e privadas para a fabricação desses medicamentos, modelo inédito no mercado farmacêutico nacional.
Para ampliar suas linhas de atuação e como parte do plano de reestruturação – que também passa pela modernização do parque industrial e instalação de novos laboratórios, o IVB firmou parceria com os laboratórios públicos Farmanguinhos/Fiocruz e Funed e com o laboratório privado Laborvida para a produção de medicamentos sólidos.
O modelo de parceria adotado pelo IVB privilegia a indústria nacional de matéria-prima, diminuindo a dependência externa; agiliza processos burocráticos, típicos do setor público, e maximiza o uso dos parques industriais fluminenses, além de possibilitar novos registros de medicamentos para o instituto.
Inaugurado em julho de 2008, o Laboratório de Pesquisa de Marcadores Biológicos do IVB (BioMarc) é resultado de parceria com o BTI Teuto Europe da Espanha, Biomanguinhos (Fiocruz) e Instituto de Bioquímica da UFRJ. O espaço pretende obter resultados significativos no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, através de marcadores biológicos, que podem trazer benefícios aos estudos epidemiológicos populacionais no país. O espaço tem, também, como finalidade ampliar o uso do papel de filtro em grávidas (o famoso teste do pesinho), na detecção de doenças como Aids, sífilis, hepatite B, toxoplasmose, além de apontar grupo sanguíneo, fator RH, nível de glicose e hemoglobina.  

ABL – ANTIBIÓTICOS DO BRASIL LTDA.
A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2003, quando adquiriu da Eli Lilly do Brasil uma moderna fábrica de antibióticos construída para produzir medicamentos que atendessem aos padrões nacionais e internacionais farmacêuticos. Nestes seis anos, a ABL recebeu honrosamente as validações de importantes órgãos internacionais que lhe permitiu exportar para 27 países, inclusive para o FDA (Food and Drug Administration) dos EUA.
As operações no Brasil foram iniciadas a partir de uma fusão entre sócios brasileiros, americanos e a italiana ACS Dobfar, uma das maiores fabricantes de matérias-primas do mundo, com mais de trinta anos de mercado, faturamento de U$ 600 milhões e cerca de 1200 colaboradores.
Com sua fábrica localizada em Cosmópolis (SP) e foco na produção e comercialização de antibióticos injetáveis e orais para o mercado local e de exportação, a ABL possui uma das maiores e mais modernas fábricas da América Latina. Com um faturamento aproximado de U$ 100 milhões e investimentos superiores a U$ 60 milhões, é uma das principais empresas do Brasil no segmento hospitalar, com know-how para exportar antibióticos para mercados altamente exigentes como Estados Unidos, Canadá, Europa, América Latina e Japão.
Sua linha de produtos contempla medicamentos de referência como o Keflin, Kefazol, Vancocina CP, Dobutrex, Keforal, Tobramina, Doloxene-A, Oncovin e Velban, entre outros.
A ABL é certificada pelas maiores agências reguladoras de medicamentos, sendo a única indústria farmacêutica da América Latina com aprovação do FDA para sua linha de produtos antibióticos cefalosporânicos injetáveis e farmoquímicos.
Os planos da atividade farmoquímica têm como objetivo desenvolver moléculas diferenciadas para atender outros segmentos do mercado farmacêutico que não tenham muitas opções de fornecimento e que atendam aos objetivos do Ministério da Saúde do Governo Federal e das Secretarias Estaduais.

Anterior

ABIFINA comenta a notícia

Próxima

Inovação, invenção e...confusão