REVISTA FACTO
...
Jun-Jul 2006 • ANO I • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
Inovação Tecnológica
//Entrevista Fabio Erber

Inovação Tecnológica

Quais foram as novidades apresentadas pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) de 2003?

Em primeiro lugar, a própria existência da política. Desde 1990 não havia uma política governamental formada a partir de uma visão da estrutura produtiva do país, embora existissem medidas pontuais. Algumas dessas medidas eram voltadas para defesa de setores específicos contra a concorrência desleal no comércio internacional (por exemplo, em têxteis), outras visavam competir com vizinhos do Mercosul pelo investimento estrangeiro, como foi o caso do regime automotivo. Mesmo quando foram tomadas medidas criativas, como no caso dos fundos setoriais para apoio à inovação, estabelecidos pelo Ministério de Ciência e Tecnologia no fim do último governo, seu alcance era fragmentado. 

A PITCE parte da percepção de que os diversos setores e cadeias produtivas desempenham papéis diferenciados na dinâmica do desenvolvimento, em termos de geração e difusão de inovações, competitividade e dinamismo internacional e atendimento das necessidades básicas da população. Assim, a partir dos critérios de funcionalidade no processo de geração e difusão de inovação, efeitos sobre o balanço de pagamentos e eqüidade econômica e social, foram priorizados, dentro da estrutura produtiva, os setores de software e componentes eletrônicos, que compõem o núcleo do “complexo eletrônico” – o mais dinâmico do mundo, os bens de capital, onde o progresso técnico se materializa e é difundido pelo resto do sistema produtivo e o setor de fármacos, sem o qual o País fica na dependência de oferta estrangeira de farmoquímicos que entram na composição de medicamentos importantes no combate a doenças (AIDS, tuberculose etc.) com custos e riscos (de desabastecimento) crescentes para a sociedade brasileira. Somente este ano o Ministério da Saúde deverá gastar com compras de medicamentos para atendimento a doentes com AIDS R$ 1,2 bilhão, um gasto crescente devido ao fato de muitos desses medicamentos serem patenteados. Pensando a prazo mais longo, selecionaram-se dois campos tecnológicos de natureza transversal, cujo desenvolvimento afetará parte significativa da sociedade brasileira e nos quais é fundamental constituir uma forte capacitação técnica e produtiva: biotecnologia e nanotecnologia, corretamente qualificados como “portadores de futuro”. Ou seja, há na PITCE uma visão da evolução desejada da estrutura nacional de capacidades científicas, técnicas e produtivas. Ao propor esta visão à sociedade, o Estado cumpre uma das suas funções básicas: a coordenação das expectativas e a redução de incertezas, notadamente as expectativas dos empresários.

Qual é o papel desempenhado pelos instrumentos financeiros na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior?

Os principais atores da Política Industrial são as empresas privadas e a PITCE só se efetiva se seus protagonistas aumentarem os investimentos em capacidade tecnológica e de produção. O Estado pode fomentar estes investimentos por meio de dois tipos de instrumentos: aqueles que reduzem custos e os que reduzem riscos. Instrumentos como os incentivos fiscais e, em especial, o financiamento reduzem principalmente o custo do investimento e diferem esse custo ao longo do tempo, reduzindo as barreiras ao investimento. Outros mecanismos financeiros, como o capital de risco reduzem, como o seu nome indica, o risco do investimento. No âmbito da PITCE, o BNDES e a Finep estabeleceram vários mecanismos que visam reduzir o custo do seu financiamento e partilhar o risco dos investimentos, principalmente para os setores e atividades prioritários da política, a exemplo do Profarma do
Banco e a subvenção prevista na Lei de Inovação.

A seu juízo, esses instrumentos são suficientes?

Não. Esses instrumentos são necessários, mas não suficientes. Em primeiro lugar, eles podem ser melhorados. Por exemplo, a subvenção da Lei de Inovação precisa ser regulamentada e o custo do financiamento para os mutuários do BNDES pode ser minorado pela redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que estabelece o piso do custo do financiamento. Manter a TJLP alta faz com que, quando somada aos spreads de risco do BNDES e dos seus agentes, o financiamento de longo prazo no Brasil seja mais caro do que nos demais países, reduzindo a competitividade internacional das nossas empresas. Essa taxa é arbitrada pelo Conselho Monetário Nacional, foi mantida indevidamente alta por muito tempo e é importante que a tendência cadente observada recentemente seja reforçada. O argumento de que a TJLP traz embutido um subsídio porque é mais alta que a taxa Selic não se sustenta, posto que compara taxas cujo processo de formação e tipo de aplicação são completamente distintos, da mesma forma que é incorreto juntar os créditos concedidos pelos agentes do BNDES com recursos do FAT, feitos voluntariamente por esses agentes, com a aplicação obrigatória de recursos  pelos bancos, a exemplo do crédito para a agricultura.

Em segundo lugar, é necessário estimular o capital de risco.  A política monetária em vigor produz um forte viés em favor de aplicações em títulos governamentais de curto prazo, alta liquidez e baixo risco, inibindo o desenvolvimento do mercado de capitais. Firmas de porte pequeno e médio, principalmente as que estão em seus estágios iniciais do ciclo de vida, são especialmente afetadas pelo conservadorismo da estrutura financeira estabelecido pela política monetária. O Sistema BNDES precisa ser capitalizado através dos lucros que gera e ser tratado de forma específica pelo Banco Central, dado que um banco de desenvolvimento é uma instituição distinta daquelas para as quais foram desenhadas as normas do Acordo de Basiléia que o Banco Central aplica na sua supervisão. É óbvio que não estou recomendando a gestão temerária dos recursos próprios e do FAT pelo BNDES, mas é forçoso reconhecer que uma das funções de um banco de desenvolvimento é assumir riscos. Tivesse o BNDES uma atitude timorata no passado, não teríamos hoje a indústria brasileira.

Admitindo que esses problemas que apontou acima estivessem resolvidos, os investimentos que a PITCE gostaria de ver necessariamente surgiriam? Ou seja, é uma questão apenas de financiamento?

Antes fosse. Acho que a questão da incerteza que bloqueia os investimentos tem três componentes. Um é o financeiro, ao qual já me referi e que já é complicado. O segundo é o de acesso a insumos que a empresa necessita, mas não tem condições de produzir, especialmente quando esses insumos têm um processo de produção que demanda grandes escalas, longos períodos de maturação e não são comercializados internacionalmente. Por exemplo, serviços de infra-estrutura e, em boa medida, recursos humanos. No nosso caso, esse tipo de incerteza é agravado pela deterioração da infraestrutura física, resultante da inadequação das estratégias que foram adotadas para a privatização e regulação desses serviços, e pelo baixo desenvolvimento da infra-estrutura de ciência e tecnologia. Em outras palavras, essa incerteza “técnica” está muito vinculada à política fiscal. O terceiro tipo de incerteza tem a ver com o mercado. As duas primeiras incertezas estão ligadas à viabilização dos investimentos. A do mercado refere-se à atratividade do investimento. Se a existência do mercado é muito incerta, o investimento tende a ser nulo ou reduzido ao mínimo possível. Aqui, uma vez mais, as condições de contexto prevalecem: é necessário que haja um padrão de crescimento que seja visto como sustentável, não espasmódico, e que, havendo crescimento sustentável, o acesso ao mercado não seja inviabilizado pela política cambial, de importações (tarifas e normas) e por não se poder aplicar uma política de compras, quando o Estado é o grande comprador, como no caso da indústria farmacêutica, por conta da política fiscal.

Na sua visão, o tripé de políticas macroeconômicas – monetária, cambial e fiscal – reduz a eficácia da PITCE?

Nos anos 70, o pessoal que trabalhava com política científica e tecnológica desenvolveu o conceito de “políticas explícitas e implícitas”, que pode ser aplicado ao caso brasileiro atual. A política industrial “explícita”, a PITCE, visa aumentar os investimentos em capacidade tecnológica e produtiva, o tripé macroeconômico visa manter a estabilidade de preços a curto prazo e o diagnóstico que faz da economia brasileira e sua implementação contêm um conjunto de incentivos negativos para o investimento industrial que atuam na direção contrária à da PITCE. Esse conjunto de incentivos do tripé é uma política industrial “implícita”. Desde os anos 70 sabemos que quando as políticas explícitas e implícitas convergem obtém-se um forte efeito de sinergia entre elas. Quando elas divergem, todas perdem eficácia, especialmente as políticas setoriais, como é o caso da PITCE.

A que se deve esta contradição entre a PITCE e as políticas macro?

Acho que a contradição reflete as divisões que existem dentro do Estado brasileiro, que, por sua vez, refletem divisões dentro da sociedade. Para colocar de outra forma: as políticas econômicas convergem quando existe uma “convenção”, um acordo que se estabelece entre os principais protagonistas do processo decisório, quanto aos principais problemas que se quer resolver e quanto às soluções aceitáveis para solucionar esses problemas. No caso brasileiro, houve, no campo da economia, uma convenção dominante durante meio século: a convenção desenvolvimentista. Atualmente, não há uma convenção que exerça semelhante hegemonia sobre corações e mentes, embora haja, claramente, uma convenção dominante. Esta tem por objetivo a estabilidade de preços e por instrumentos as mudanças institucionais e o tripé macro que já vimos. Vê o crescimento mais como uma ameaça à estabilidade do que como uma solução. Na melhor das hipóteses, o crescimento é algo que paira no horizonte, condicionado às reformas e à manutenção do tripé. Mas, como sabemos, o horizonte é uma linha imaginária que se afasta à medida que dela tentamos nos aproximar…

Fabio Erber
Fabio Erber
Doutor em Economia pela Universidade de Sussex, é Professor Titular de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da UFRJ, onde tem realizado cursos sobre teoria do desenvolvimento e história da política econômica recente no Brasil. Desde os anos 70 esteve envolvido com a proposição e implementação de políticas de desenvolvimento tecnológico e industrial, trabalhando na Finep, no Ministério de Ciência e Tecnologia, no Ipea e no BNDES, onde foi diretor no governo Itamar Franco e, novamente, em 2003/2004, quando participou ativamente da formulação e execução da PITCE. Na entrevista a seguir, Fabio Erber contribui com uma reflexão sobre esses temas de relevante interesse nacional.
Anterior

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

Próxima

Parceria Público-Privada: Uma Solução para a Crise da Saúde