Fonte: Agrofy
30/04/25
23 d eAbril d e2025 ás 12:02
Em até 24 horas, o produtor rural pode ter certeza sobre a qualidade dos insumos agrícolas a serem aplicados em sua lavoura.
Essa é a garantia que a ACS Agroambiental traz ao mercado frente ao alarmante índice de falsificação e/ou adulteração de produtos como defensivos químicos.
Segundo dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), o prejuízo provocado com fraudes em defensivos químicos somou R$ 15,1 bilhões às empresas em 2022, um número 386,9% maior em relação a 2016.
Se somadas às perdas dos produtores, as cifras podem ser consideradas até mesmo incalculáveis.
“Quando o produtor utiliza um produto falsificado ou adulterado na sua lavoura, pode enfrentar diversos prejuízos, alguns deles irreversíveis, como a perda total da lavoura ou uma significativa redução na produtividade”, alerta Brunno Misofante Gomides, diretor da ACS Agroambiental.
De acordo com o especialista, o impacto negativo pode estender-se a ciclos agrícolas seguintes em uma área contaminada, já que tais produtos falsificados podem deixar resíduos com efeitos imprevisíveis.
“Sem falar que os custos também aumentam, incluindo o pagamento por um produto que não funcionou como esperado, além dos gastos com a aplicação ou reaplicação do produto”, completa.
Pirataria de defensivo agrícola gera R$ 15 bilhões de prejuízo ao ano
Insumos AgropecuáriosBayer recorre à Suprema Corte dos EUA para anular 181 mil ações sobre o Rounduphá 22 dias
Insumos AgropecuáriosTecnoshow Comigo: CropLife Brasil leva campanha de Boas Práticas Agrícolas para a região Centro-Oestehá 23 dias
Insumos AgropecuáriosDepois de Yara e Nutrien, Heringer paralisa operação de três fábricas de fertilizanteshá 27 dias
Insumos AgropecuáriosPirataria de sementes de soja gera “um Mato Grosso do Sul” de prejuízo ao anohá 28 dias
Insumos AgropecuáriosO plano bilionário da Koppert para multiplicar por cinco – no mínimo – sua produção de biológicos no Brasilhá 29 dias